quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Bisfenol-A

bisfenol
Alguns materiais presentes nos ambientes construídos como revestimentos de alto desempenho, algumas tintas e vernizes, e principalmente plásticos policarbonatos e resinas epóxi são basicamente constituídos de uma substância orgânica denominada Bisfenol-A.
Para a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), “a substância pode ser cancerígena, causar problemas hormonais e cardíacos, além do fato de que o sistema de eliminação da substância pelo corpo humano não é muito desenvolvido em crianças de zero a 12 meses”.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), este policarbonato é um polímero que apresenta significativas resistências térmica e mecânica e por isso são largamente utilizadas da indústria, inclusive da construção civil. Alguns tubos e conexões hidráulicos ainda se utilizam desse tipo de polímero em sua constituição e não devem, dessa forma, serem utilizados em toda a construção. A tubulação especificada deve ser inerte quimicamente sob quaisquer circunstâncias de temperatura e pressão em condições humanas indiferente do seu uso pretendido na obra (águas frias e quentes) com exceção para tubulações de esgoto/dejetos/resíduos.
Os parâmetros de certificação do Selo Casa Saudável premiam projetos e ambientes que provarem a ausência de materiais com Bisfenol-A nas águas de contato comigo. Saiba mais acessando a nossa lista azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário - Se gostou compartilhe