Pular para o conteúdo principal

Saiba como limpar a casa sem agredir sua saúde e o meio ambiente



Uma boa forma de levar sustentabilidade para o dia a dia é começar pelas pequenas coisas, em especial aquelas que cada um faz dentro de sua casa, como reciclar o lixo e consumir alimentos orgânicos. Para além disso, muitas pessoas estão substituindo o uso de produtos de limpeza industrializados por receitas caseiras ou marcas de ecoprodutos.
Nessa busca por levar sustentabilidade para dentro de casa, a preocupação com a saúde caminha lado a lado com a vontade de adotar posturas menos nocivas ao meio ambiente. “O excesso de produtos de limpeza pode machucar tanto a pele quanto o sistema respiratório. A pele pode ficar avermelhada ou com lesões. Em geral, as mãos e o colo são as regiões mais acometidas”, alerta a Dra. Ana Paula Moschione Castro, diretora da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia).
E foi justamente por conta de uma alergia que a socióloga Renata Czekay trocou o detergente para lavar a louça pelo sabão de coco. “Minha pele das mãos sempre descamava. Os detergentes são muito fortes, minha sensação é que eles têm muita química”, conta. Renata também utiliza álcool, misturado com cravo ou alecrim, para limpar superfícies. “Além de ser eficaz, gosto porque a casa fica com um perfume mais peculiar”, explica.
A preocupação com a saúde foi determinante para a mudança de hábito do artista multimídia paulistano Dudu Tsuda. “Deixei de usar produtos industrializados para limpar minha casa por não querer tocar com a minha pele em nada que eu não pudesse ingerir. É simples, mais saudável e econômico”, explica. Tsuda utiliza uma mistura de água, álcool e vinagre para limpar todas as superfícies de casa. “Todas essas substâncias podem ser ingeridas”, ressalta.
O artista tem dois gatos e um cachorro, e a preocupação com os animais é mais um motivo para não utilizar produtos de limpeza industrializados. “Uso álcool com cravo como inseticida natural. No verão, acrescento óleo de Neem na mistura, para reforçar a ação. Aqui em casa não tem pulga nem formiga, e olha que tenho piso de taco, e pulgas adoram taco”, comemora ele.
O vinagre, além de ser muito utilizado nessa mistura caseira com álcool, também é eficaz como substituto para outros produtos. A advogada carioca Izabel Kloske trocou o amaciante por ele no enxágue de toalhas, jeans e casacos. Outra dica de Izabel é utilizar bicarbonato de sódio para limpar os metais dos banheiros e as panelas.
Especializada em direito ambiental, conta que sua profissão a aproximou de outras áreas de conhecimento que a levaram a reduzir drasticamente o uso desses produtos industrializados na limpeza de sua casa. “Conheci muitos engenheiros químicos com o meu trabalho, e também fiz pesquisas por conta própria. Há muito tempo me preocupo com o meio ambiente”. Hoje, além de trabalhar como advogada, ela também é blogueira e escreve sobre dicas para uma vida doméstica mais sustentável. “Pode parecer pequeno, mas várias pessoas estão despertando para a necessidade de conciliar os interesses e adotar práticas sustentáveis”, explica, se referindo à militância digital.
Allianz separou algumas dicas de como limpar sua casa:
Prepare seu próprio multiuso: junte 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 copo de extrato de raspa de juazeiro (árvore típica do Nordeste) – as raspas você encontra em lojas de produtos naturais – com um frasco de vinagre de maçã. A solução tem validade de até seis meses se for guardada bem fechada e à sombra.
Mais utilidades do vinagre: o vinagre também pode ser utilizado para retirar a sujeira que adere no fundo das panelas. Basta colocar água e quatro colheres de sopa de vinagre dentro do utensílio, levar ao fogo e deixar ferver.
Para limpar a geladeira: usar industrializados dentro da geladeira é desaconselhável, pois os produtos podem liberar compostos que prejudicam a saúde de quem ingerir os alimentos ali armazenados. Utilize uma mistura de água, bicarbonato de sódio e sabão em pedra.
Veja mais dicas sobre sustentabilidade em sustentabilidade.allianz.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO DOMÉSTICO

Hoje, estima-se que 64% de todo alimento produzido no Brasil é desperdiçado e 20% disso ocorre em nossas residências, através de hábitos inadequados. Tratando-se de um país no qual mais de 30 milhões de pessoas passam fome, essa é uma informação alarmante. Um minhocário é composto de minhocas!!! E O QUE AS MINHOCAS FAZEM? Elas são responsáveis por um monte de coisas que ajudam a tornar a terra boa o suficiente para crescer plantas saudáveis e nos fornecer alimentos. As minhocas também ajudam a aumentar a quantidade de ar e água que fica no solo. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas, grama, casca de frutas e verduras em nutrientes que as plantas podem usar. Quando elas comem, eles processam a matéria orgânica num tipo muito valioso de fertilizante. Elas também ajudam a “virar” o solo, trazendo a matéria orgânica de cima e misturando-a com o solo abaixo, ao mesmo tempo em que deixam o solo mais aerado. Minhoca não é cobra, apesar de serem parecidas visualmente. As min...

O que fazem os Colchões de Mola a sua Saúde

Por que os colchões de mola podem ser prejudiciais a saúde ? 1 - Dormindo sobre uma MALHA ELÉTRICA. As molas de metal do seu colchão podem amplificar os Campos Eletromagnéticos do seu quarto e distorc­er os campos energéticos naturais da Terra. Os campos eletromagnéticos são formados pelas ondas eletromagnéticas, que são as energias emitidas pelas subestações de linhas de força, por linhas de transmissão e recepção, antenas parabólicas, por repetidoras de celular, por antenas de rádio e TV, por eletrodomésticos, computadores e por muitos outros aparelhos hoje considerados indispensáveis; As molas atuam como uma antena que capta os campos elétricos e eletromag­néticos de qualquer equipamento ou antena, que emita esses campos e cujas ondas estejam chegando no quarto onde está o colchão. 2 – A energia elétrica que o seu cérebro produz naturalmente (sistema elétrico interno) muda de intensidade, afetada pela energia corrente na malha elétrica. No seu corpo, as mo...

Hortas Suspensas: 60+ Projetos, Modelos & Fotos

O reaproveitamento dos materiais nos pequenos espaços dentro de uma residência é uma forte tendência no paisagismo. Por isso, instalar uma horta dentro de casa se tornou um desejo, pois além de funcionar como item decorativo, proporciona uma alimentação mais saudável com a vantagem de ter tudo fresco à sua disposição sem ocupar muito espaço. Para colocar esse projeto em prática é relativamente simples, mas exige um lugar arejado e disciplina  para cuidar com carinho das plantas. O local ideal é cultivá-la em um espaço ao ar livre, com luz, como  sacada ou quintal. Porém, é viável também criar em vasos e jardineiras, com suporte de chão, parede ou até no teto. Caso prefira, é possível montar uma horta suspensa com materiais reutilizáveis como garrafas pet, latas, tubos de pvc, ganchos e vasos. Se puder, peça ajuda de um bom marceneiro para dar continuidade na obra e de preferência em um espaço adequado. Vale lembrar que o recipiente escolhido deve possuir a...