terça-feira, 17 de março de 2015

Especialistas dão dicas de como evitar que cômodos da casa fiquem "doentes".


Acorda cansado ou não consegue cumprir os objetivos? Tente retirar os eletrônicos do quarto — principalmente o celular carregando na mesa de cabeceira —, para ver se o sono começa a melhorar. A dica vem da Geobiologia, ciência que estuda a relação das edificações com a saúde e o bem-estar das pessoas.
— O nome já explica a importância. Vemos como os fatores que analisamos num ambiente podem influenciar, positiva ou negativamente, nossa saúde e como têm consequências em todos os outros aspectos da nossa vida — explica Aline Mendes, especialista em Feng Shui e Geobiologia do site Personare (www.personare.com.br).



Há algumas dicas que podem ser seguidas por qualquer pessoa, como deixar os ambientes sempre bem ventilados (veja no quadro abaixo). Em alguns casos, porém, é necessário consultar a opinião de especialistas. São três os pontos principais para saber se a casa está ou não saudável:
— Se as pessoas não conseguem descansar, elas podem ter algum distúrbio fisiológico. Mas, se o médico diz que está tudo bem e continua o sintoma, existe uma causa no espaço. Se a família não está em harmonia, os elementos que atrapalham o sono podem estar mexendo nas relações. Outro ponto de atenção é quando não se consegue atingir os objetivos — diz Allan Lopes, geobiólogo e colunista do Personare.
Os custos do “tratamento” de geobiólogos (que também são conhecidos como “médicos de casa”) e de consultores de Feng Shui variam. Allan Lopes cobra R$ 15 por metro quadrado. Aline Mendes, a partir de R$ 1.700 pelo estudo.

Dicas para cada cômodo
Quarto
No quarto, o principal é ter um colchão saudável, em que o enchimento seja de algodão ou látex. Os colchões de espuma têm muita química. Os de mola têm metal, que funciona como uma antena e absorve a eletricidade que está no ambiente e, como o corpo humano é um dos melhores condutores de eletricidade que existem, ela é descarregada nele. Além disso, o ideal é não ter equipamentos eletrônicos no quarto. “Celular carregando gera um campo eletromagnético muito forte”, explica Allan Lopes. “O celular deveria ficar fora do quarto. As pessoas se acostumaram a dormir com ele perto da cama, aí não entendem porque estão cansadas”, afirma. A alternativa é carregar o aparelho antes de levá-lo para o quarto, colocá-lo no modo avião ou desligá-lo. Computador, televisão e frigobar no cômodo atuam da mesma forma sobre o sono.
Banheiro
Para limpar o banheiro, não use produtos químicos muito fortes, que poluem os espaços. “Produtos mais saudáveis são os mais indicados. Você pode usar uma mistura em que, a cada litro de água, devem ser colocadas duas tampinhas de vinagre, uma colherinha de bicarbonato e meio limão”, ensina Allan. Aline Mendes explica que colocar plantas no banheiro ajuda a purificar o ar.
Cozinha
Além de usar a mesma mistura caseira para limpar a cozinha — com mais limão, caso deseje remover a gordura —, outra dica é evitar panelas e utensílios de alumínio. As ideais são as de ferro, aço inox, barro e pedra. Também evite usar potes de plástico para guardar alimentos quentes, pois eles liberam toxinas.
Sala
O ideal é usar mobílias com materiais naturais, como algodão ou couro — menos poluentes. Evite corino e outros materiais sintéticos.
Fonte: Extra.Globo.com           Via: Minha Casa Saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário - Se gostou compartilhe