Pular para o conteúdo principal

Conheça as plantas que ajudam a purificar o ar

A qualidade do ar que respiramos é um fator fundamental para a manutenção da saúde. Nem sempre conseguimos estar em locais com ar puro ou tratado, mas algumas medidas simples podem ajudar a melhorar a qualidade do ar em locais como ambiente de trabalho ou residências.

O condicionador de ar, além de refrigerar ou esquentar (esta última em caso de aparelhos quente/frio), também purifica o ar ambiente, pois efetua a troca do mesmo. Além disso, é possível retirar o excesso de umidade do ar e combater a proliferação de ácaros, vírus e bactérias.

A utilização de plantas também é uma excelente medida para auxiliar na purificação do ar. Manter um jardim, jardim de inverno ou mesmo o cultivo de plantas em vasos ou jardineiras são opções baratas para o auxílio do tratamento do ar, além de constituir uma bela decoração.

A qualidade do ar que respiramos é um fator fundamental para a manutenção da saúde. Nem sempre conseguimos estar em locais com ar puro ou tratado, mas algumas medidas simples podem ajudar a melhorar a qualidade do ar em locais como ambiente de trabalho ou residências.

O condicionador de ar, além de refrigerar ou esquentar (esta última em caso de aparelhos quente/frio), também purifica o ar ambiente, pois efetua a troca do mesmo. Além disso, é possível retirar o excesso de umidade do ar e combater a proliferação de ácaros, vírus e bactérias.

A utilização de plantas também é uma excelente medida para auxiliar na purificação do ar. Manter um jardim, jardim de inverno ou mesmo o cultivo de plantas em vasos ou jardineiras são opções baratas para o auxílio do tratamento do ar, além de constituir uma bela decoração.

Palmeira de Bambu (Palmeira Areca): Ajuda a absorver gases tóxicos (formaldeído) e age como um umidificador natural. É considerada uma das melhores plantas para a purificação do ar, além de ficar bem como peça decorativa. Recomenda-se sua utilização em ambientes recém pintados. Deve-se regar com pouca água, mas pulverizando sua folhagem.


Flor do Natal: Verdadeiro "filtro de ar"; ideal para lugares pouco ventilados. A planta recebe este nome devido a ser muiti utilizada em decorações natalinas, por ser vermelha e se assemelhar a um floco de neve (remetendo ao Natal em países onde neva nesta época do ano). Não suporta ser exposta diretamente ao sol.


Espada de São Jorge: Absorve os óxidos de nitrogênio e o formaldeído. É necessário ficar atendo às crianças e animais domésticos, pois é altamente tóxica se ingerida. É uma planta muito conhecida pelos brasileiros. Também pode ser conhecida como Língua-de-sogra, Rabo-de-lagarto, Sansevéria, entre outros nomes menos comuns.


Antúrio: Combate o amoníaco e é ideal para cozinhas e banheiros. O Antúrio é uma planta tradicional no paisagismo. Fez parte de uma moda antiga e teve o brilho completamente renovado recentemente com o lançamento de novas variedades. Utilizada há muito tempo em vasos para decorar interiores, hoje em dia pode compor jardins externos também.


Cactos: Absorvem ondas eletromagnéticas e, segundo os cientistas, são ideias para serem colocadas próximas à televisores e micro-ondas, a fim de barrarem estas ondas. Necessitam de pouquíssima água e muita luz. Recomenda-se deixá-las próximas a janelas.


Gérbera: Além de ser uma flor muito bonita e de aspecto alegre, elimina o benzeno no ar, melhora a qualidade do sono devido a absorver dióxido de carbono e emitir mais oxigênio durante a noite. São indicadas contra o fumo de cigarro, charuto e cachimbo. Recomenda-se sua utilização especialmente em quartos.


Azálea: Assim como o Antúrio, a Azálea "combate" o amoníaco e é ideal para cozinhas e banheiros. Existem azáleas de folhas caducas e azáleas perenes. Estas plantas precisam de um solo bem drenado e uma exposição sombreada e fresca. O uso de fertilizantes é optativo. Algumas das espécies demandam podas regulares.


Planta Aranha (Clorófito; também conhecida como Gravatinha ou Paulistinha): Sua grande folhagem é útil para eliminar o monóxido de carbono e outras toxinas e impurezas do ar. Ideal para ambientes onde haja aquecimento com queima de gás ou madeiras. É uma das melhores plantas para a eliminação de formaldeído do ar.


Samambaia: Conhecida por absorver formaldeído e xileno, é muito eficaz e requer pouca manutenção, podendo ser ornamentais. Não resiste à exposição direta ao sol, pois é oriunda de matas mais fechadas. As folhas, chamadas frondes, são muitas vezes compostas ou recompostas, ou ainda em forma de língua e possuem esporos.


Begónias (Begônias): Assim como a Gérbera, a Begónia é indicada contra o fumo de cigarro, charuto, cachimbo. Recomenda-se sua utilização em salas e quartos. São, de maneira geral, plantas ornamentais de folhagem característica, e ocasionalmente flores atraentes. Estimativas apontam para cerca de 1000 espécies de begónias.


Ráfis (Raphis): Age contra o amoníaco dos detergentes, sendo uma boa opção para cozinhas e banheiros, onde costumam ficar guardados os produtos de limpeza. Esta planta cresce muito e precisa de espaço, não requer muita luz ; combate o formaldeído e o xileno. Podem ser utilizadas para decorar jardins, varandas, sacadas ou salas amplas.


Lírio da Paz: Conhecido como planta "limpa tudo", é responsável por absorver todos os tipos de poluentes. Costuma ser utilizada em banheiros ou lavanderias, uma vez que auxilia na remoção de esporos de fungos e mofo. Também elimina formaldeído e o tricloroetileno.


Orquídea borboleta: Além de ser belíssima, equilibra a umidade do ambiente. Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes.


Crisântemo: Como a Gérbera e a Begónia, o Crisântemo é indicado contra o fumo de cigarro, charuto, cachimbo. Recomenda-se sua utilização em salas e quartos. Em grego, crisântemo significa "flor de ouro". Esta planta é cultivada há mais de 2.500 anos na China e é considerado uma das plantas nobres chinesas.

 Construir Sustentável



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO DOMÉSTICO

Hoje, estima-se que 64% de todo alimento produzido no Brasil é desperdiçado e 20% disso ocorre em nossas residências, através de hábitos inadequados. Tratando-se de um país no qual mais de 30 milhões de pessoas passam fome, essa é uma informação alarmante. Um minhocário é composto de minhocas!!! E O QUE AS MINHOCAS FAZEM? Elas são responsáveis por um monte de coisas que ajudam a tornar a terra boa o suficiente para crescer plantas saudáveis e nos fornecer alimentos. As minhocas também ajudam a aumentar a quantidade de ar e água que fica no solo. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas, grama, casca de frutas e verduras em nutrientes que as plantas podem usar. Quando elas comem, eles processam a matéria orgânica num tipo muito valioso de fertilizante. Elas também ajudam a “virar” o solo, trazendo a matéria orgânica de cima e misturando-a com o solo abaixo, ao mesmo tempo em que deixam o solo mais aerado. Minhoca não é cobra, apesar de serem parecidas visualmente. As min...

O que fazem os Colchões de Mola a sua Saúde

Por que os colchões de mola podem ser prejudiciais a saúde ? 1 - Dormindo sobre uma MALHA ELÉTRICA. As molas de metal do seu colchão podem amplificar os Campos Eletromagnéticos do seu quarto e distorc­er os campos energéticos naturais da Terra. Os campos eletromagnéticos são formados pelas ondas eletromagnéticas, que são as energias emitidas pelas subestações de linhas de força, por linhas de transmissão e recepção, antenas parabólicas, por repetidoras de celular, por antenas de rádio e TV, por eletrodomésticos, computadores e por muitos outros aparelhos hoje considerados indispensáveis; As molas atuam como uma antena que capta os campos elétricos e eletromag­néticos de qualquer equipamento ou antena, que emita esses campos e cujas ondas estejam chegando no quarto onde está o colchão. 2 – A energia elétrica que o seu cérebro produz naturalmente (sistema elétrico interno) muda de intensidade, afetada pela energia corrente na malha elétrica. No seu corpo, as mo...

Como o local onde trabalhamos afeta nosso humor e saúde

Qualquer coisa que altere o modo como nos sentimos emocionalmente gera um impacto na nossa saúde física, de acordo com a ciência da psiconeuroimunologia. Existem três sistemas principais no corpo envolvidos na manutenção da saúde: o sistema nervoso, o sistema hormonal (endócrino) e o sistema imunológico. Eles estão em um triângulo de comunicação, cada um interagindo com os demais. Qualquer coisa que afete um sistema, afeta os outros dois. “O corpo tem todos esses sistemas anti-falhas a postos para se manter saudável”, diz Michael Lumpkin , Professor de Bioquímica e Biologia Celular e Molecular na Universidade de Georgetown, nos EUA. “Tudo que você realmente precisa fazer é oferecer um ambiente curativo e o corpo geralmente faz o resto.” Lumpkin explica o efeito de ambientes curativos através do seu efeito calmante sobre o sistema nervoso central: “Parte do que você faz é oferecer um pouco de privação sensorial de que você precisa… Você corta todos esses estímulos empol...