terça-feira, 9 de dezembro de 2014

10 Maneiras que sua casa pode lhe matar

Gases venenosos, correntes elétricas, ferrugem, fogos. Existem muitas maneiras da sua casa levá-lo a sofrer danos, se não estiver atento quanto à segurança e códigos. Confira algumas condições domésticos perigosas e aprenda sobre o que não fazer.

Amamos nossa casa, ela nos prove de calor, nos abriga, nos dá segurança. É por isso que é tão imensamente chocante quando ela se volta contra nós. Goste ou não, uma casa pode ser um arsenal virtual de armas letais. Se gases venenosos, chamas de fogo, morcegos raivosos,  aparelhos eletrocutantes, ou até mesmo o mais doce renascimento de uma colônia podem ser tão ou mais letais e perigosos, quanto Rambo em seu pior dia. Aqui temos onze maneiras em que seu Lar doce Lar pode te derrubar.

Correntes Elétricas Descontroladas


Se o velho Ben Franklin somente conhecia o caminho descuidado que alguns de nós lidamos com a eletricidade nos dias de hoje, ele teria mantido sua descoberta para si mesmo. Quer se trate de sobrecarregar um cabo de extensão desgastado com luzes do feriado, ou pontos de venda expostas como a que gravou a um suporte metálico condutor neste porão susceptível de inundação, eletrocutamentos domésticos são responsáveis por cerca de 1.000 mortes por ano somente nos EUA. Ao menos este proprietário poderia ter usado um receptáculo GFCI de modo que com qualquer oscilação de energia seria desligá-lo. Mas se você não sabe o que está fazendo, pelo amor de Deus, chame um eletricista licenciado.

Gás Mortal Inodoro


Todos nós vamos dormir à noite, mas a cada ano 170 de nós nunca mais acorda graças a este assassino silencioso. O culpado: o envenenamento por monóxido de carbono causado pelo mau funcionamento de aparelhos de queima de combustível, tais como fornos, fogões, água e aquecedores de ambiente. Uma maneira de se proteger é ter a certeza de ventilar o escapamento  desses aparelhos corretamente. Isso significa ter o ângulo de tubos para cima, não para baixo, como essas pessoas fizeram , pois o ar quente, e verificando se as aberturas estão livres de rachaduras ou fendas. E o mais importante: instalar um detector de monóxido de carbono padrão. Eles custam em torno de R$ 50,00, e são a melhor maneira de proteger sua família.

Decks em Decomposição



Esteja avisado! Se os suportes e parafusos que juntos prendem o seu deck estão corroídos como o da foto, o seu paradisíaco quintal está em grande perigo de se transformar em uma pilha de varas tinder. Água e clima podem se tornar uma passagem para ferrugem do metal e do vigamento. Mesmo decks de madeira tratada podem reagir negativamente a eles, levando à um cenário de corrosão, e na pior das hipóteses desabar.

Entre 2000 e 2008, cerca de 30 pessoas foram mortas por causa de decks que desabaram. Logo, é importante inspecionar regularmente seu deck,e trocar essas ferragens e vigamentos corroídos por peças de aço inoxidável ou metal galvanizado. Eles são mais resistentes à ferrugem e não vão reagir negativamente como o cobre em madeiras tratadas. Se assim proceder, isso lhe trará grande paz de espírito da próxima vez seus amigos, grandes e pesados, vierem curtir o seu deck.

Metano Ameaçador


O acúmulo de gases de esgoto em sua casa não apenas cria um odor fétido, uma remanescência do cheiro de uma vaca pastando em um dia de verão, quanto inalar o metano que está contido nesse ar também pode levar a dores de cabeça, dificuldade de concentração, e palpitações cardíacas. O que é pior: se uma grande quantidade de gás metano se acumular em sua casa, o simples lampejo de uma luz piloto pode causar um incêndio. Se você sentir cheiro de esgoto, verifique o seu tubo de ventilação do banheiro, e certifique-se que não tem nenhum buraco ou conexão solta, e não  use fita adesiva, ou uma toalha de veludo para selá-lo, como um proprietário fez, pois não é o caminho a percorrer, isso pode explodir.

Tortura por Barulho em Tubulação de Água

A maioria dos especialistas em saúde mental, incluindo o Dr. Phil, ficaria alarmado ao ouvir que você acabou de montar uma TV em sua banheira. Em sua forma mais pura, a água é um mau condutora de eletricidade, porém quando se leva em conta os sais, metais e outras impurezas encontradas na água potável, suas propriedades condutoras tornam-se mais preocupantes. Digamos que este proprietário tenha se cansado do discurso do Dr. Phil e vá mudar o canal com as mãos molhadas, a eletricidade na TV poderia facilmente saltar diretamente da água para as pontas dos dedos, e seu corpo. Mantenha todos os aparelhos elétricos, TVs, rádios, etc, longe de sua banheira, ou qualquer outro local em que a água esteja presente.

Fibra de Algodão que solta das Secadoras causando doenças

Claro que as pessoas podem achar graça se ouvirem que você ficou doente por algo aparentemente tão benigno quanto uma fibra de algodão de secadora. Mas, é sério; devido à alta inflamabilidade desses fiapos, isso pode acontecer. Grande quantidade dessa fibra pode levar a incendiar a sua secadora. E um acúmulo dessa poeira do lado de fora do aparelho pode fazer a mesma coisa, especialmente se ele está se acumulando ao lado de, digamos, um aquecedor de água com uma luz piloto, como acontece no caso da foto acima. Você deve manter num raio de vários metros em torno de aquecedores de água e fornos  combustíveis, materiais  como tintas, solventes, e, sim, secador de fiapos. Se você observar lint acumular-se, verifique se o seu secador de tubo de ventilação não está rachado. Se for, substitua-o imediatamente, ou consertá-la com alguma fita de alumínio.

Bichos Assassinos



Os morcegos não só fazem o mais corajoso dos homens cair no chão e assumir a posição fetal, esses bichos desagradáveis no sótão também podem espalhar a raiva e, pior, contaminar o ar com suas fezes, os fungos que podem levar a histoplasmose mortal, doença transmitida por via resiratória. Depois, ainda tem as cobras que vão a caça desses morcegos para uma boa refeição. Então, o que todos eles fazendo em seu sótão? Eles encontraram uma forma de fazerem um buraco ou rachadura na pele de sua casa. Se você encontrar um buraco, ainda que tão pequeno quanto a largura de um dedo, isso é um alerta para que perceba que algo de terrível se aproveitou desse fácil acesso, e que em seguida você terá que lidar com ele bicho.

Chaminé da Morte




Em alguns casos, os incêndios são difíceis de evitar. Em outros, você está apenas pedindo que isso aconteça.  Pense em um proprietário que deixa de fazer a manutenção de sua chaminé em uma base regular. Um acúmulo de creosotato inflamável acontecerá, o que pode levar a um acúmulo de monóxido de carbono mortal em sua casa, e, eventualmente, um incêndio na chaminé, o que pode derrubar a casa inteira. Muitas vezes a segurança da chaminé é esquecida, especialmente neste exemplo onde o proprietário negligenciou a altura da chaminé, que deve ser pelo menos 2 metros mais alto do que qualquer estrutura próxima e 3 metros acima do telhado que passa. Se apenas uma centelha de fogo da lareira faz o seu caminho até aqui, kaboom! Só não se esqueça de inspecionar sua chaminé e limpá-la anualmente.

Mofo Ameaçador



Aquele cheiro de terra em sua casa pode não ser de suas botas de trabalho suadas, pode ser mofo. Enquanto todos nós temos esporos de mofo em nossas casas, um acúmulo pode levar a problemas respiratórios e um substancial agravamento dos sintomas de alergia e asma, especialmente para as crianças. Em casos graves, o mofo pode até mesmo levar a um choque anafilático, que o deixa completamente incapaz de respirar. É um acéfalo que o mofo na maioria das vezes ocorre nas áreas úmidas de nossas casas, como a cozinha, banheiros mal ventilados, ou um porão, como na foto acima. Confira se estas áreas estão com mofo regularmente. Depois de remover o mofo, descobra qual a causa subjacente, e enfrente-o prontamente. Confie em nós, ele vai fazer você respirar mais fácil.

Vapores de Tinta Quimicamente Embalados



Aquela linda tinta amarelo manteiga que você usou para pintar o quarto principal da casa, com certeza ficou bonito. Pena que está te matando, enquanto você dorme!

Talvez isso seja um pouco de exagero. Mas, se você usou uma tinta cheia de compostos orgânicos voláteis, como, por exemplo, benzeno, que pode levar a algumas dores de cabeça graves e problemas respiratórios, ela pode estar te matando. Tenha em mente que a EPA diz que muitos dos COV presentes em tintas são suspeitos cancerígenos. Não se arrisque, utilize sempre tintas com baixo VOC, que não mancham e cujo acabamento de seus projetos seja para melhoria de sua casa. Certifique-se de guardar a suas tintas com as tampas, firmemente presas, ao contrário das latas mostradas na foto acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário - Se gostou compartilhe