Pular para o conteúdo principal

Como o local onde trabalhamos afeta nosso humor e saúde


Qualquer coisa que altere o modo como nos sentimos emocionalmente gera um impacto na nossa saúde física, de acordo com a ciência da psiconeuroimunologia.

Existem três sistemas principais no corpo envolvidos na manutenção da saúde: o sistema nervoso, o sistema hormonal (endócrino) e o sistema imunológico. Eles estão em um triângulo de comunicação, cada um interagindo com os demais. Qualquer coisa que afete um sistema, afeta os outros dois.

“O corpo tem todos esses sistemas anti-falhas a postos para se manter saudável”, diz Michael Lumpkin, Professor de Bioquímica e Biologia Celular e Molecular na Universidade de Georgetown, nos EUA. “Tudo que você realmente precisa fazer é oferecer um ambiente curativo e o corpo geralmente faz o resto.”

Lumpkin explica o efeito de ambientes curativos através do seu efeito calmante sobre o sistema nervoso central: “Parte do que você faz é oferecer um pouco de privação sensorial de que você precisa… Você corta todos esses estímulos empolgantes e estressantes… Barulho, brilho, cores berrantes como vermelho e laranja, odores nocivos… Qualquer sensação negativa desencadeia os sistemas do hormônio do estresse.”

Trocar um ambiente estressante por cores, paisagens e sons naturalmente calmantes ajuda a acalmar o sistema nervoso.

Mas o que o estresse causa nos nossos corpos? O estresse é detectado pelo nosso sistema nervoso, que por sua vez se comunica com nosso sistema hormonal para aumentar esses hormônios, como cortisol, adrenalina e noradrenalina (epinefrina). Esses hormônios ativam órgãos e tecidos, incluindo seus pulmões, coração e músculos esqueléticos, preparando-o para entrar em uma briga ou fugir imediatamente da ameaça – seja ela física ou psicológica.

Ao mesmo tempo, esses hormônios do estresse suprimem sistemas do corpo que não são imediatamente necessários para lugar ou correr. Esses “não essenciais” incluem hormônios sexuais, hormônios do crescimento, hormônios da tiroide e também os do sistema imunológico. Sempre que estamos estressados, nosso sistema imunológico fica comprometido.

Embora isso funcione muito bem a curto prazo, conservando energia e permitindo-nos reagir ao perigo imediato, não é tão bom assim para nós em resposta ao estresse crônico. Ele dá início a uma cascata de eventos, diz Lumpkin, o que pode se tornar danoso.

Um desses eventos é a resposta imune inflamatória. O Dr. Andrea Danese, Professor no Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência do King’s College, em Londres, passou anos pesquisando como a resposta é elevada em adultos que sofreram traumas durante a infância. Ele usou uma grande amostragem de pessoas de Dunedin, Nova Zelândia, para comparar adultos que foram maltratados quando crianças com adultos que não foram.

Os adultos com infâncias difíceis tiveram altos índices de biomarcadores de sangue inflamados, que indicam a ativação do sistema imunológico. A resposta imunológica é vital para o corpo lugar contra doenças a curto prazo, mas sua presença por muito tempo é danosa. “Ela tem sido associada a diversas doenças crônicas relacionadas à idade”, diz Danese. “Doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, algumas formas de câncer e provavelmente demência.”

O estresse crônico pode acontecer em qualquer idade. As pessoas que trabalham diariamente sob pressão são especialmente vulneráveis; pessoas como soldados da linha de frente, bombeiros, controladores de tráfego aéreo, policiais e pessoal da emergência.

O próprio Lumpkin estudou os efeitos de oferecer a estudantes de medicina treinamento para o controle do estresse. Depois de onze semanas, os estudantes que tiveram esse treinamento (que incluía meditação, relaxamento e outras técnicas do tipo) tinham níveis menores de cortisol, hormônio do estresse, do que seus colegas que não tiveram a mesma preparação. O cortisol, nesses, só aumentava.

Mas Lumpkin aponta que ambientes cronicamente estressantes podem se materializar em qualquer lugar, incluindo escritórios abertos, bastante comuns atualmente. “Você não tem privacidade, não tem tempo para simplesmente sentar-se e contemplar um problema. Você é constantemente bombardeado por seus colegas e suas questões”, diz. “Acredito que prédios e escritórios possam ser redesenhados para melhorar a qualidade de vida e a saúde dos funcionários.”

A cultura atual, de estarmos continuamente “on” e disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, só piora o problema.

O que fazer, então? “Se os epidemiologistas estão nos dizendo que entre 80 e 90% de todas as doenças humanas são relacionadas ao estresse, então acho que controla-lo é uma meta legítima”, diz Lumpkin. Ele acha que deveríamos considerar o ambiente de trabalho uma importante parte da saúde pública. “Sejamos francos: onde passamos a maior parte do nosso tempo?” questiona. “A maioria das nossas horas acordados são gastas trabalhando.”

Este artigo foi publicado originalmente na Mosaic e republicado sob a licença Creative Commons. Foto do topo por Hugo Crisholm.
Via: Gizmodo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO DOMÉSTICO

Hoje, estima-se que 64% de todo alimento produzido no Brasil é desperdiçado e 20% disso ocorre em nossas residências, através de hábitos inadequados. Tratando-se de um país no qual mais de 30 milhões de pessoas passam fome, essa é uma informação alarmante. Um minhocário é composto de minhocas!!! E O QUE AS MINHOCAS FAZEM? Elas são responsáveis por um monte de coisas que ajudam a tornar a terra boa o suficiente para crescer plantas saudáveis e nos fornecer alimentos. As minhocas também ajudam a aumentar a quantidade de ar e água que fica no solo. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas, grama, casca de frutas e verduras em nutrientes que as plantas podem usar. Quando elas comem, eles processam a matéria orgânica num tipo muito valioso de fertilizante. Elas também ajudam a “virar” o solo, trazendo a matéria orgânica de cima e misturando-a com o solo abaixo, ao mesmo tempo em que deixam o solo mais aerado. Minhoca não é cobra, apesar de serem parecidas visualmente. As min...

O que fazem os Colchões de Mola a sua Saúde

Por que os colchões de mola podem ser prejudiciais a saúde ? 1 - Dormindo sobre uma MALHA ELÉTRICA. As molas de metal do seu colchão podem amplificar os Campos Eletromagnéticos do seu quarto e distorc­er os campos energéticos naturais da Terra. Os campos eletromagnéticos são formados pelas ondas eletromagnéticas, que são as energias emitidas pelas subestações de linhas de força, por linhas de transmissão e recepção, antenas parabólicas, por repetidoras de celular, por antenas de rádio e TV, por eletrodomésticos, computadores e por muitos outros aparelhos hoje considerados indispensáveis; As molas atuam como uma antena que capta os campos elétricos e eletromag­néticos de qualquer equipamento ou antena, que emita esses campos e cujas ondas estejam chegando no quarto onde está o colchão. 2 – A energia elétrica que o seu cérebro produz naturalmente (sistema elétrico interno) muda de intensidade, afetada pela energia corrente na malha elétrica. No seu corpo, as mo...

Hortas Suspensas: 60+ Projetos, Modelos & Fotos

O reaproveitamento dos materiais nos pequenos espaços dentro de uma residência é uma forte tendência no paisagismo. Por isso, instalar uma horta dentro de casa se tornou um desejo, pois além de funcionar como item decorativo, proporciona uma alimentação mais saudável com a vantagem de ter tudo fresco à sua disposição sem ocupar muito espaço. Para colocar esse projeto em prática é relativamente simples, mas exige um lugar arejado e disciplina  para cuidar com carinho das plantas. O local ideal é cultivá-la em um espaço ao ar livre, com luz, como  sacada ou quintal. Porém, é viável também criar em vasos e jardineiras, com suporte de chão, parede ou até no teto. Caso prefira, é possível montar uma horta suspensa com materiais reutilizáveis como garrafas pet, latas, tubos de pvc, ganchos e vasos. Se puder, peça ajuda de um bom marceneiro para dar continuidade na obra e de preferência em um espaço adequado. Vale lembrar que o recipiente escolhido deve possuir a...