Pular para o conteúdo principal

SAÚDE DAS CASAS E COMO ELA PODE AFETAR VOCÊ!

Patricya Travassos conta que morou em um apartamento alugado durante seis meses, enquanto o meu estava em obras. Nesse período, meu gato, que já é um senhor de idade, entrou num processo de doenças que achei que ele não ia mais voltar pra casa. Para minha surpresa, depois que voltamos para o apartamento anterior, ele foi ficando cada vez mais esperto e hoje nem parece aquele gato que baixou na emergência três vezes durante o verão e de onde eu saía com prognósticos cada vez piores. 



Não pude deixar de pensar na entrevista que fiz com o geobiólogo Allan Lopes. Segundo ele, toda construção é um ser vivo, composto de uma anatomia e de uma fisiologia particulares que conferem, em sua conjunção, características saudáveis ou não ao ambiente.Características estas que são passadas a seus usuários e moradores interferindo diretamente em sua qualidade de vida. 


A noção de que os espaços interagem com as pessoas e de que esta interação pode ser saudável ou insalubre é o fundamento da Biologia da Construção, também conhecida por Geobiologia. Assim, ela pode ser definida como o estudo do impacto das construções sobre a saúde humana e a aplicação desse conhecimento para a construção ou modificação de lares e locais de trabalho.  

A Biologia da Construção busca gerar a casa saudável, mantendo sempre seu enfoque positivo, ou seja, tratando as casas como fonte de saúde e não de doenças. Seja comercial ou residencial, a habitação torna-se, naturalmente, um espelho de nosso modo de viver, de nossa personalidade e de nossa alma. Até certo ponto, o contrário também pode acontecer. Podemos nos tornar reflexos dos lugares que frequentamos, já que somos alterados por eles caso a permanecia seja duradoura. 




Nossa habitação é como uma terceira pele, das cinco que temos. Nossa primeira pele é a orgânica, que cobre nosso corpo. A segunda são as nossas roupas, que devem ser tão seletivamente permeáveis quanto a primeira. A terceira pele é a nossa casa, a quarta a nossa cidade, vila, lugarejo, ou casa no campo, e a quinta e, mais abrangente, a nossa Terra, casa onde todos habitam. Todas estas cinco peles, ou organismos, devem trabalhar em conjunto e são partes de um único organismo. 

Dizem que os bichos são mais sensíveis e o meu gato, provavelmente, foi contaminado por algumas dessas energias que estavam naquele ambiente. Se você acredita, ou não, na geobiologia é uma decisão sua, mas eu aconselharia a antes de assinar a compra ou aluguel de um novo imóvel a dar um crédito para essa ciência milenar. Afinal de contas, o seguro morreu de velho!

Patricya Travassos escreve todas as quintas no site do GNT

Via: Minha Casa Saudável

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazem os Colchões de Mola a sua Saúde

Por que os colchões de mola podem ser prejudiciais a saúde ? 1 - Dormindo sobre uma MALHA ELÉTRICA. As molas de metal do seu colchão podem amplificar os Campos Eletromagnéticos do seu quarto e distorc­er os campos energéticos naturais da Terra. Os campos eletromagnéticos são formados pelas ondas eletromagnéticas, que são as energias emitidas pelas subestações de linhas de força, por linhas de transmissão e recepção, antenas parabólicas, por repetidoras de celular, por antenas de rádio e TV, por eletrodomésticos, computadores e por muitos outros aparelhos hoje considerados indispensáveis; As molas atuam como uma antena que capta os campos elétricos e eletromag­néticos de qualquer equipamento ou antena, que emita esses campos e cujas ondas estejam chegando no quarto onde está o colchão. 2 – A energia elétrica que o seu cérebro produz naturalmente (sistema elétrico interno) muda de intensidade, afetada pela energia corrente na malha elétrica. No seu corpo, as mo...

CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO DOMÉSTICO

Hoje, estima-se que 64% de todo alimento produzido no Brasil é desperdiçado e 20% disso ocorre em nossas residências, através de hábitos inadequados. Tratando-se de um país no qual mais de 30 milhões de pessoas passam fome, essa é uma informação alarmante. Um minhocário é composto de minhocas!!! E O QUE AS MINHOCAS FAZEM? Elas são responsáveis por um monte de coisas que ajudam a tornar a terra boa o suficiente para crescer plantas saudáveis e nos fornecer alimentos. As minhocas também ajudam a aumentar a quantidade de ar e água que fica no solo. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas, grama, casca de frutas e verduras em nutrientes que as plantas podem usar. Quando elas comem, eles processam a matéria orgânica num tipo muito valioso de fertilizante. Elas também ajudam a “virar” o solo, trazendo a matéria orgânica de cima e misturando-a com o solo abaixo, ao mesmo tempo em que deixam o solo mais aerado. Minhoca não é cobra, apesar de serem parecidas visualmente. As min...

Hortas Suspensas: 60+ Projetos, Modelos & Fotos

O reaproveitamento dos materiais nos pequenos espaços dentro de uma residência é uma forte tendência no paisagismo. Por isso, instalar uma horta dentro de casa se tornou um desejo, pois além de funcionar como item decorativo, proporciona uma alimentação mais saudável com a vantagem de ter tudo fresco à sua disposição sem ocupar muito espaço. Para colocar esse projeto em prática é relativamente simples, mas exige um lugar arejado e disciplina  para cuidar com carinho das plantas. O local ideal é cultivá-la em um espaço ao ar livre, com luz, como  sacada ou quintal. Porém, é viável também criar em vasos e jardineiras, com suporte de chão, parede ou até no teto. Caso prefira, é possível montar uma horta suspensa com materiais reutilizáveis como garrafas pet, latas, tubos de pvc, ganchos e vasos. Se puder, peça ajuda de um bom marceneiro para dar continuidade na obra e de preferência em um espaço adequado. Vale lembrar que o recipiente escolhido deve possuir a...