Pular para o conteúdo principal

Especialistas dão dicas de como evitar que cômodos da casa fiquem "doentes".


Acorda cansado ou não consegue cumprir os objetivos? Tente retirar os eletrônicos do quarto — principalmente o celular carregando na mesa de cabeceira —, para ver se o sono começa a melhorar. A dica vem da Geobiologia, ciência que estuda a relação das edificações com a saúde e o bem-estar das pessoas.
— O nome já explica a importância. Vemos como os fatores que analisamos num ambiente podem influenciar, positiva ou negativamente, nossa saúde e como têm consequências em todos os outros aspectos da nossa vida — explica Aline Mendes, especialista em Feng Shui e Geobiologia do site Personare (www.personare.com.br).



Há algumas dicas que podem ser seguidas por qualquer pessoa, como deixar os ambientes sempre bem ventilados (veja no quadro abaixo). Em alguns casos, porém, é necessário consultar a opinião de especialistas. São três os pontos principais para saber se a casa está ou não saudável:
— Se as pessoas não conseguem descansar, elas podem ter algum distúrbio fisiológico. Mas, se o médico diz que está tudo bem e continua o sintoma, existe uma causa no espaço. Se a família não está em harmonia, os elementos que atrapalham o sono podem estar mexendo nas relações. Outro ponto de atenção é quando não se consegue atingir os objetivos — diz Allan Lopes, geobiólogo e colunista do Personare.
Os custos do “tratamento” de geobiólogos (que também são conhecidos como “médicos de casa”) e de consultores de Feng Shui variam. Allan Lopes cobra R$ 15 por metro quadrado. Aline Mendes, a partir de R$ 1.700 pelo estudo.

Dicas para cada cômodo
Quarto
No quarto, o principal é ter um colchão saudável, em que o enchimento seja de algodão ou látex. Os colchões de espuma têm muita química. Os de mola têm metal, que funciona como uma antena e absorve a eletricidade que está no ambiente e, como o corpo humano é um dos melhores condutores de eletricidade que existem, ela é descarregada nele. Além disso, o ideal é não ter equipamentos eletrônicos no quarto. “Celular carregando gera um campo eletromagnético muito forte”, explica Allan Lopes. “O celular deveria ficar fora do quarto. As pessoas se acostumaram a dormir com ele perto da cama, aí não entendem porque estão cansadas”, afirma. A alternativa é carregar o aparelho antes de levá-lo para o quarto, colocá-lo no modo avião ou desligá-lo. Computador, televisão e frigobar no cômodo atuam da mesma forma sobre o sono.
Banheiro
Para limpar o banheiro, não use produtos químicos muito fortes, que poluem os espaços. “Produtos mais saudáveis são os mais indicados. Você pode usar uma mistura em que, a cada litro de água, devem ser colocadas duas tampinhas de vinagre, uma colherinha de bicarbonato e meio limão”, ensina Allan. Aline Mendes explica que colocar plantas no banheiro ajuda a purificar o ar.
Cozinha
Além de usar a mesma mistura caseira para limpar a cozinha — com mais limão, caso deseje remover a gordura —, outra dica é evitar panelas e utensílios de alumínio. As ideais são as de ferro, aço inox, barro e pedra. Também evite usar potes de plástico para guardar alimentos quentes, pois eles liberam toxinas.
Sala
O ideal é usar mobílias com materiais naturais, como algodão ou couro — menos poluentes. Evite corino e outros materiais sintéticos.
Fonte: Extra.Globo.com           Via: Minha Casa Saudável

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO DOMÉSTICO

Hoje, estima-se que 64% de todo alimento produzido no Brasil é desperdiçado e 20% disso ocorre em nossas residências, através de hábitos inadequados. Tratando-se de um país no qual mais de 30 milhões de pessoas passam fome, essa é uma informação alarmante. Um minhocário é composto de minhocas!!! E O QUE AS MINHOCAS FAZEM? Elas são responsáveis por um monte de coisas que ajudam a tornar a terra boa o suficiente para crescer plantas saudáveis e nos fornecer alimentos. As minhocas também ajudam a aumentar a quantidade de ar e água que fica no solo. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas, grama, casca de frutas e verduras em nutrientes que as plantas podem usar. Quando elas comem, eles processam a matéria orgânica num tipo muito valioso de fertilizante. Elas também ajudam a “virar” o solo, trazendo a matéria orgânica de cima e misturando-a com o solo abaixo, ao mesmo tempo em que deixam o solo mais aerado. Minhoca não é cobra, apesar de serem parecidas visualmente. As min...

O que fazem os Colchões de Mola a sua Saúde

Por que os colchões de mola podem ser prejudiciais a saúde ? 1 - Dormindo sobre uma MALHA ELÉTRICA. As molas de metal do seu colchão podem amplificar os Campos Eletromagnéticos do seu quarto e distorc­er os campos energéticos naturais da Terra. Os campos eletromagnéticos são formados pelas ondas eletromagnéticas, que são as energias emitidas pelas subestações de linhas de força, por linhas de transmissão e recepção, antenas parabólicas, por repetidoras de celular, por antenas de rádio e TV, por eletrodomésticos, computadores e por muitos outros aparelhos hoje considerados indispensáveis; As molas atuam como uma antena que capta os campos elétricos e eletromag­néticos de qualquer equipamento ou antena, que emita esses campos e cujas ondas estejam chegando no quarto onde está o colchão. 2 – A energia elétrica que o seu cérebro produz naturalmente (sistema elétrico interno) muda de intensidade, afetada pela energia corrente na malha elétrica. No seu corpo, as mo...

Como o local onde trabalhamos afeta nosso humor e saúde

Qualquer coisa que altere o modo como nos sentimos emocionalmente gera um impacto na nossa saúde física, de acordo com a ciência da psiconeuroimunologia. Existem três sistemas principais no corpo envolvidos na manutenção da saúde: o sistema nervoso, o sistema hormonal (endócrino) e o sistema imunológico. Eles estão em um triângulo de comunicação, cada um interagindo com os demais. Qualquer coisa que afete um sistema, afeta os outros dois. “O corpo tem todos esses sistemas anti-falhas a postos para se manter saudável”, diz Michael Lumpkin , Professor de Bioquímica e Biologia Celular e Molecular na Universidade de Georgetown, nos EUA. “Tudo que você realmente precisa fazer é oferecer um ambiente curativo e o corpo geralmente faz o resto.” Lumpkin explica o efeito de ambientes curativos através do seu efeito calmante sobre o sistema nervoso central: “Parte do que você faz é oferecer um pouco de privação sensorial de que você precisa… Você corta todos esses estímulos empol...