Pular para o conteúdo principal

Tintas de Silicato - Uma Opção de Tinta Ecológica


Descreve-se como TINTA DE SILICATO a que utiliza como ligante o silicato de potássio, conhecido como “vidro líquido”, em conjunto com cargas minerais e pigmentos inorgânicos. Este silicato petrifica-se em contato com a base, reagindo química e fisicamente com os aglomerantes, as areias e pedras constituintes das argamassas e dos concretos.
Suas vantagens técnicas, econômicas e ecológicas são demonstradas a seguir:
  
Composição: é uma tinta cujos componentes minerais, amplamente disponíveis na natureza, totalizam mais de 95% do seu peso, tais como água, silicato de potássio, quartzo, calcário, pigmentos inorgânicos e modificadores reológicos, e, no máximo, 5% entre dispersantes, polímeros e hidrorrepelentes.
  
Fixação: seu princípio de fixação ocorre através de um processo chamado “silicificação ou petrificação”.
A tinta penetra na base, com variação de 2mm ou mais, dependendo da absorção. Inicia-se uma reação físico-química de seus compostos com os da base durante a cura da tinta. Este processo evita a formação de um filme que facilmente provoca fissuras, podendo descascar ou formar bolhas.
  
Permeabilidade: a estrutura cristalina da tinta de silicato permite manter a alta permeabilidade ao vapor entre a atmosfera e o reboco, deixa a superfície sempre seca e evita a proliferação de fungos, algas, bolores, o acúmulo de sujeiras e a formação de bolhas na tinta. Estas características propiciam ambientes mais saudáveis.
  
Resistência a fungos e algas: a permeabilidade ao vapor aliada à hidro-repelência da tinta de silicato, que mantém a superfície livre de umidade e condensação, e seu caráter altamente alcalino, que combate os esporos, impedem a formação de um ambiente propício para a instalação de fungos e algas.
  
Imcombustibilidade: as tintas de silicato, diferentemente das acrílicas, não queimam. Em caso de incêndio, evitam a emissão de gases tóxicos que sufocam e podem provocar a morte, além de aumentar a proteção do reboco contra os danos causados pelas chamas. 
 
  
Controle de Temperaturaa estrutura microcristalina da tinta MINERALI reflete a luz e o calor com maior intensidade, visando ao conforto térmico dentro das edificações. Em climas quentes, essa característica reduz o estresse sobre o reboco, evitando possíveis danos.
  
Durabilidade: em virtude de sua composição mineral, a tinta tem alta resistência contra poluição, sujeiras e chuvas ácidas, protegendo-a dos gases agressivos da atmosfera. A utilização de pigmentos inorgânicos proporciona maior durabilidade da cor, mesmo em climas severos ou sob incidência de luz solar direta (resistente à UV). O uso de corantes orgânicos somente é recomendado para ambientes internos.
  
Ecológica: matérias-primas naturais formam a base das tintas de silicato, encontradas em abundância na crosta terrestre. O processo de obtenção provoca baixo impacto ambiental. Não se utilizam solventes ou produtos nocivos ao meio ambiente, desde a produção até a aplicação, nem no descarte das embalagens. Sua longa durabilidade reduz o número de repinturas, diminuindo a retirada de matérias-primas da natureza.

 
Fonte: Kalitintas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO DOMÉSTICO

Hoje, estima-se que 64% de todo alimento produzido no Brasil é desperdiçado e 20% disso ocorre em nossas residências, através de hábitos inadequados. Tratando-se de um país no qual mais de 30 milhões de pessoas passam fome, essa é uma informação alarmante. Um minhocário é composto de minhocas!!! E O QUE AS MINHOCAS FAZEM? Elas são responsáveis por um monte de coisas que ajudam a tornar a terra boa o suficiente para crescer plantas saudáveis e nos fornecer alimentos. As minhocas também ajudam a aumentar a quantidade de ar e água que fica no solo. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas, grama, casca de frutas e verduras em nutrientes que as plantas podem usar. Quando elas comem, eles processam a matéria orgânica num tipo muito valioso de fertilizante. Elas também ajudam a “virar” o solo, trazendo a matéria orgânica de cima e misturando-a com o solo abaixo, ao mesmo tempo em que deixam o solo mais aerado. Minhoca não é cobra, apesar de serem parecidas visualmente. As min...

O que fazem os Colchões de Mola a sua Saúde

Por que os colchões de mola podem ser prejudiciais a saúde ? 1 - Dormindo sobre uma MALHA ELÉTRICA. As molas de metal do seu colchão podem amplificar os Campos Eletromagnéticos do seu quarto e distorc­er os campos energéticos naturais da Terra. Os campos eletromagnéticos são formados pelas ondas eletromagnéticas, que são as energias emitidas pelas subestações de linhas de força, por linhas de transmissão e recepção, antenas parabólicas, por repetidoras de celular, por antenas de rádio e TV, por eletrodomésticos, computadores e por muitos outros aparelhos hoje considerados indispensáveis; As molas atuam como uma antena que capta os campos elétricos e eletromag­néticos de qualquer equipamento ou antena, que emita esses campos e cujas ondas estejam chegando no quarto onde está o colchão. 2 – A energia elétrica que o seu cérebro produz naturalmente (sistema elétrico interno) muda de intensidade, afetada pela energia corrente na malha elétrica. No seu corpo, as mo...

Como o local onde trabalhamos afeta nosso humor e saúde

Qualquer coisa que altere o modo como nos sentimos emocionalmente gera um impacto na nossa saúde física, de acordo com a ciência da psiconeuroimunologia. Existem três sistemas principais no corpo envolvidos na manutenção da saúde: o sistema nervoso, o sistema hormonal (endócrino) e o sistema imunológico. Eles estão em um triângulo de comunicação, cada um interagindo com os demais. Qualquer coisa que afete um sistema, afeta os outros dois. “O corpo tem todos esses sistemas anti-falhas a postos para se manter saudável”, diz Michael Lumpkin , Professor de Bioquímica e Biologia Celular e Molecular na Universidade de Georgetown, nos EUA. “Tudo que você realmente precisa fazer é oferecer um ambiente curativo e o corpo geralmente faz o resto.” Lumpkin explica o efeito de ambientes curativos através do seu efeito calmante sobre o sistema nervoso central: “Parte do que você faz é oferecer um pouco de privação sensorial de que você precisa… Você corta todos esses estímulos empol...