Pular para o conteúdo principal

O Que Significa Ter Uma Casa Saudável - Parte 1

Casa saudável é aquela em que as paredes respiram, os materiais utilizados são saudáveis, a base de água, como a tinta e o sinteco, a tubulação é de polietileno. Quando o barulho que vem do exterior é muito alto, ter janelas acústicas, cortinas acústicas. Seguir a orientação do Selo Casa Saudável que possui os parâmetros para que a casa tenha condições de ter qualidade de vida, preservando a saúde da habitação, e consequentemente de seus moradores.

Fachada da pousada Ronco do Bugio, em Piedade, interior de São Paulo. 
O projeto da Sustentech tem o certificado HBC (Healthy Building Certificate) nível A (construção saudável).
Imagem: CasaVogue

É importante ter um projeto personalizado, que incentive a convivência e o relacionamento familiar, as cores a serem utilizadas devem ser cores que tenham a ver com cada ambiente, já que certas cores, aquelas que incentivam a mente a trabalhar não são adequadas aos quartos de dormir. O monocromatismo deve ser evitado.

Quanto a iluminação, quanto mais luz natural entrar no ambiente mais saudável ele será, mas sem exageros, já que todo excesso causa desequilíbrio. Um sono saudável e reparador requer um quarto todo escuro, com vedação nas portas e janelas para que não entre nenhuma luz. Nosso corpo produz a melatonina no escuro, enquanto dormimos, logo é importante que o quarto de dormir fique totalmente escuro. As lâmpadas a serem usadas em áreas de trabalho ou estudo não devem ser lâmpadas com tecnologia intermitente, e sim iluminação com lâmpadas com tecnologia contínua. As Lâmpadas intermitentes ficam piscando mesmo que a pessoa não perceba e isso cansa e, com o tempo pode causar problemas de visão.

Outra questão importante a ser seguida é quanto ao nível de ruído que entra no imóvel, pois isso também irá causar problemas de saúde, como estresse, irritação, sono intranquilo, entre outras causas. Em um imóvel que tenha dois andares ou mais, se faz necessário ter um cuidado com o controle de isolamento acústico entre os andares, pois ouvir os barulhos provenientes do outro piso fatalmente irão causar desequilibrio em que ouve esses barulhos. Esse cuidado também deve ser tomado nas paredes que dividem ambientes em que de um lado temos um quarto, pelo mesmo motivo explicado.

Uma casa saudável não deve ter materiais com metais pesados como cromo, arsênico, mercúrio, chumbo, cádmio, manganês, amianto então nem se fala, pois esses metais pesados irão acarretar um desequilíbrio em seus moradores.

Materiais que liberem formaldeídos, metanol, cloro, ozônio, monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, gases de combustão fácil, não devem ser usados. Devemos ter cuidado no uso de solventes e outros compostos orgânicos voláteis como por exemplo, hidrocarbonatos, cetonas, fenóis, benzenos, e muitos outros. Devemos ter cuidado com produtos como inseticidas, fungicidas, conservantes de madeira para que não exalem uma quantidade maior do que nosso corpo pode suportar.

Quanto ao projeto hidráulico devemos sempre ter em mente não ter prumadas de tubulações passando atrás de cabeceiras de cama, mas também não deve haver tubulações que passam horizontalmente perto de cama ou lugares de longa permanência. A preocupação com o tipo de tubulação utilizada deve ser observado, devem ser inertes quimicamente, exceto para tubulações de dejetos, resíduos, ou dejetos.

Como podem verificar, todo cuidado ao se projetar, reformar e construir uma habitação é pouco para que o imóvel seja saudável, não ocasionando problemas de saúde em seus moradores.

Autora Artigo: Celina Lago - Arquiteta Sustentável - Profissional do Selo Casa Saudável
E-mail: celinalago.arquiteta@gmail.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO DOMÉSTICO

Hoje, estima-se que 64% de todo alimento produzido no Brasil é desperdiçado e 20% disso ocorre em nossas residências, através de hábitos inadequados. Tratando-se de um país no qual mais de 30 milhões de pessoas passam fome, essa é uma informação alarmante. Um minhocário é composto de minhocas!!! E O QUE AS MINHOCAS FAZEM? Elas são responsáveis por um monte de coisas que ajudam a tornar a terra boa o suficiente para crescer plantas saudáveis e nos fornecer alimentos. As minhocas também ajudam a aumentar a quantidade de ar e água que fica no solo. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas, grama, casca de frutas e verduras em nutrientes que as plantas podem usar. Quando elas comem, eles processam a matéria orgânica num tipo muito valioso de fertilizante. Elas também ajudam a “virar” o solo, trazendo a matéria orgânica de cima e misturando-a com o solo abaixo, ao mesmo tempo em que deixam o solo mais aerado. Minhoca não é cobra, apesar de serem parecidas visualmente. As min...

O que fazem os Colchões de Mola a sua Saúde

Por que os colchões de mola podem ser prejudiciais a saúde ? 1 - Dormindo sobre uma MALHA ELÉTRICA. As molas de metal do seu colchão podem amplificar os Campos Eletromagnéticos do seu quarto e distorc­er os campos energéticos naturais da Terra. Os campos eletromagnéticos são formados pelas ondas eletromagnéticas, que são as energias emitidas pelas subestações de linhas de força, por linhas de transmissão e recepção, antenas parabólicas, por repetidoras de celular, por antenas de rádio e TV, por eletrodomésticos, computadores e por muitos outros aparelhos hoje considerados indispensáveis; As molas atuam como uma antena que capta os campos elétricos e eletromag­néticos de qualquer equipamento ou antena, que emita esses campos e cujas ondas estejam chegando no quarto onde está o colchão. 2 – A energia elétrica que o seu cérebro produz naturalmente (sistema elétrico interno) muda de intensidade, afetada pela energia corrente na malha elétrica. No seu corpo, as mo...

Hortas Suspensas: 60+ Projetos, Modelos & Fotos

O reaproveitamento dos materiais nos pequenos espaços dentro de uma residência é uma forte tendência no paisagismo. Por isso, instalar uma horta dentro de casa se tornou um desejo, pois além de funcionar como item decorativo, proporciona uma alimentação mais saudável com a vantagem de ter tudo fresco à sua disposição sem ocupar muito espaço. Para colocar esse projeto em prática é relativamente simples, mas exige um lugar arejado e disciplina  para cuidar com carinho das plantas. O local ideal é cultivá-la em um espaço ao ar livre, com luz, como  sacada ou quintal. Porém, é viável também criar em vasos e jardineiras, com suporte de chão, parede ou até no teto. Caso prefira, é possível montar uma horta suspensa com materiais reutilizáveis como garrafas pet, latas, tubos de pvc, ganchos e vasos. Se puder, peça ajuda de um bom marceneiro para dar continuidade na obra e de preferência em um espaço adequado. Vale lembrar que o recipiente escolhido deve possuir a...