Pular para o conteúdo principal

Designer cria embalagens de xampu feitas com sabão

A busca por soluções “lixo zero” às vezes leva para um caminho complicado, quase impossível de segui-lo. Mas, ideias como a da designer Mi Zhou fazem clarão nesta estrada, revelando que tudo pode ser mais fácil e simples do que parece. Ela é responsável pela criação de embalagens de xampu totalmente livres de resíduos isso porque criativamente usa o próprio sabão para compor os invólucros.
Isso quer dizer que o usuário após o término do xampu, pode usar o próprio recipiente como sabonete. Atualmente, já existem opções de xampus sólidos desenvolvidos por marcas brasileiras – o que também elimina o uso de embalagens plásticas -, mas esta proposta é realmente nova.
A ideia do projeto “Soapack” é usar o sabão como embalagem também para outros produtos de higiene pessoal. O setor é bastante promissor, uma vez que representa grande impacto ambiental. E isso se dá pelos diversos usos de plástico, que vem sendo questionado com veemência, inclusive nas composições em forma de microesferas plásticas. 
Um aspecto interessante do xampu de sabão, criado pela designer, está na beleza. Partindo do princípio que as pessoas são mais propensas a guardarem frascos de perfume (ou ao menos, a não tratá-los como descartáveis), ela se inspirou neste tipo de embalagem para desenvolver suas criações. 
Mi Zhou, que é estudante de pós graduação na Central Saint Martins, em Londres, ressalta que além de ser muito barato produzir as embalagens de xampu convencionais, elas têm uma vida útil muito curta. Basta pensar: quanto tempo dura tal produto em sua casa? Um mês ou dois talvez? “Estima-se que uma única pessoa ao longo da vida use cerca de 800 frascos de xampu, a maioria dos quais são simplesmente jogados fora e poluem o ambiente levando milhares de anos para se degradar”, descreve a designer em seu site. 
Mas agora fica a questão: de que são feitos as tais embalagens? não teriam substâncias perigosas para se manter de forma sólida? A designer revela que o sabão é preparado à base de óleo vegetal e é tingido usando pigmentos de minerais, plantas e flores. Para evitar que a embalagem derreta a qualquer exposição à água, ela passou uma camada de cera de abelha. 
Fonte: Ciclo Vivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazem os Colchões de Mola a sua Saúde

Por que os colchões de mola podem ser prejudiciais a saúde ? 1 - Dormindo sobre uma MALHA ELÉTRICA. As molas de metal do seu colchão podem amplificar os Campos Eletromagnéticos do seu quarto e distorc­er os campos energéticos naturais da Terra. Os campos eletromagnéticos são formados pelas ondas eletromagnéticas, que são as energias emitidas pelas subestações de linhas de força, por linhas de transmissão e recepção, antenas parabólicas, por repetidoras de celular, por antenas de rádio e TV, por eletrodomésticos, computadores e por muitos outros aparelhos hoje considerados indispensáveis; As molas atuam como uma antena que capta os campos elétricos e eletromag­néticos de qualquer equipamento ou antena, que emita esses campos e cujas ondas estejam chegando no quarto onde está o colchão. 2 – A energia elétrica que o seu cérebro produz naturalmente (sistema elétrico interno) muda de intensidade, afetada pela energia corrente na malha elétrica. No seu corpo, as mo...

CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO DOMÉSTICO

Hoje, estima-se que 64% de todo alimento produzido no Brasil é desperdiçado e 20% disso ocorre em nossas residências, através de hábitos inadequados. Tratando-se de um país no qual mais de 30 milhões de pessoas passam fome, essa é uma informação alarmante. Um minhocário é composto de minhocas!!! E O QUE AS MINHOCAS FAZEM? Elas são responsáveis por um monte de coisas que ajudam a tornar a terra boa o suficiente para crescer plantas saudáveis e nos fornecer alimentos. As minhocas também ajudam a aumentar a quantidade de ar e água que fica no solo. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas, grama, casca de frutas e verduras em nutrientes que as plantas podem usar. Quando elas comem, eles processam a matéria orgânica num tipo muito valioso de fertilizante. Elas também ajudam a “virar” o solo, trazendo a matéria orgânica de cima e misturando-a com o solo abaixo, ao mesmo tempo em que deixam o solo mais aerado. Minhoca não é cobra, apesar de serem parecidas visualmente. As min...

Hortas Suspensas: 60+ Projetos, Modelos & Fotos

O reaproveitamento dos materiais nos pequenos espaços dentro de uma residência é uma forte tendência no paisagismo. Por isso, instalar uma horta dentro de casa se tornou um desejo, pois além de funcionar como item decorativo, proporciona uma alimentação mais saudável com a vantagem de ter tudo fresco à sua disposição sem ocupar muito espaço. Para colocar esse projeto em prática é relativamente simples, mas exige um lugar arejado e disciplina  para cuidar com carinho das plantas. O local ideal é cultivá-la em um espaço ao ar livre, com luz, como  sacada ou quintal. Porém, é viável também criar em vasos e jardineiras, com suporte de chão, parede ou até no teto. Caso prefira, é possível montar uma horta suspensa com materiais reutilizáveis como garrafas pet, latas, tubos de pvc, ganchos e vasos. Se puder, peça ajuda de um bom marceneiro para dar continuidade na obra e de preferência em um espaço adequado. Vale lembrar que o recipiente escolhido deve possuir a...