Pular para o conteúdo principal

Como limpar a casa sem usar produtos químicos

Os ingredientes naturais, além de eficazes, são mais seguros, já que não são tóxicos. Quanto mais rápida for a ação de um desinfetante ou produto de limpeza, mais químicos ele contém.

Se você pensa que só é possível limpar casa com os produtos que compramos nas lojas, está enganado, esse fato é totalmente falso e além do mais, tais produtos são nocivos para nossa saúde.
É que os químicos que são utilizados nos desinfetantes são altamente perigosos para os membros de nossa família e também para o meio ambiente.Conheça algumas opções caseiras e naturais para que sua casa esteja igualmente radiante.

Os químicos: inimigos da saúde

O problema principal de todos os produtos de limpeza que compramos no supermercado é que eles apresentam componentes nocivos para a saúde, como o fato de serem sintéticos ou petroquímicos. Ao inalarmos estes componentes podemos nos intoxicar ou apresentar reações alérgicas. Existe uma doença popular entras as donas de casa e pessoas que realizam limpeza em casas e escritórios que inclui eczemas nos dedos, mãos e braços, dermatite alérgica, transtornos respiratórios, hipersensibilidade, etc. Isto é devido à exposição excessiva a estes produtos sem a utilização de luvas ou máscaras.
Também é importante mencionar os milhões de toneladas de detergentes que terminam nos rios e mares do planeta, trazendo um impacto muito grande para a natureza. Quanto mais “rápida” é a ação de um desinfetante ou limpador, mais químicos ele contém, ou seja, mais tóxico ele é. É preciso tomar cuidado com os produtos que são utilizados na casa, ainda mais se tivermos crianças ou animais.

O vinagre: primeiro aliado para limpar sua residência

Se você quer limpar a sua casa de maneira natural e caseira, nunca se esqueça de ter vinagre. O vinagre é o ingrediente necessário para qualquer ambiente e o resultado é maravilhoso. Ele desinfeta, elimina a gordura, remove manchas, retira maus cheiros, é bactericida, elimina a ferrugem. Alguns usos do vinagre na casa são:
  •  Limpar com vinagre todo o interior da geladeira, principalmente nos lugares onde está oxidado. Deixe atuar por uns 20 minutos e enxague com água morna.
  • Misture ¼ xícara de vinagre com 4 xícaras de água e use para limpar os vidros, janelas e espelhos. Você pode usar papel de jornal para que fiquem mais reluzentes.
  • Misture ¼ xícara de vinagre com 4 xícaras de água e 1 colherada de bicarbonato de sódio. Com esta preparação você pode limpar qualquer superfície.
uso do vinagre para limpar casa
  • Verta um pouco de vinagre branco na máquina de lavar para eliminar os odores das roupas, limpar os resíduos do detergente e evitar a estática nas roupas. Coloque no último ciclo de lavagem, uma vez que o detergente ou sabão em pó tenha sido enxaguado.
  • Esfregue um pouco de vinagre em uma esponja para retirar os restos de sabão ou manchas nos azulejos.
  • Coloque um pouco de vinagre branco em um balde com água e coloque roupas que cheirem a cigarro. Depois seque como de costume.
  • Faça uma mistura com sal e vinagre. Limpe com ela a cafeteira e depois enxague com água.
  • Para eliminar o cheiro de cebola ou alho depois de corta-los, ponha vinagre nas mãos e depois enxague com água.
  • Serve também para lavar bem os frascos de vidro se você deseja reutilizá-los para preparar doces ou conservas. Deixe os frascos em repouso alguns minutos com um pouco de vinagre e água. Enxague.

O bicarbonato: outro aliado para limpar sua casa

Além de usar vinagre para limpar a casa, o bicarbonato de sódio também é muito bom. Ele não irá expor você e sua família a tantos químicos provenientes dos produtos de limpeza habituais. É muito barato e pode ser obtido em farmácias, supermercados, etc. Alguns usos do bicarbonato de sódio:
  •  Limpa os azulejos do banheiro se fosse um abrasivo suave, que não risca. Coloque um pouco de bicarbonato em uma esponja úmida e esfregue nas superfícies. Enxague bem e deixe secar. Se você deseja obter uma limpeza superior faça uma pasta com bicarbonato, sal e água.
bicarbonato para limpar casa
  • Use como detergente para sua louça. Encha a pia da cozinha com a louça para lavar e cubra com água. Coloque duas colheradas de bicarbonato e deixe atuar. Será muito mais simples retirar os alimentos fixados nos pratos, panelas, etc.
  • Serve para dar brilho aos talheres de prata. Faça uma pasta com 3 partes de bicarbonato e 1 de água. Esfregue cada um com um pano limpo. Depois enxague e seque.
  • Polvilhe na parte interior do forno. Orvalhe com água para umedecer e deixe repousar toda a noite. Esfregue e retire tudo com uma esponja.
  • Para limpar o chão, utilize meia xícara de bicarbonato por cada balde de água morna. Limpe como de costume e verá como o chão fica brilhante e sem maras ou riscos.
  • Desodoriza e limpa as cortinas de plástico do banheiro. Polvilhe diretamente o bicarbonato e esfregue com uma escova. Enxague e pendure em um varal para secar.
Este produto também é muito bom para desodorizar ambientes e objetos, tais como a geladeira (coloque um pequeno recipiente aberto na parte alta), a tábua de cortar (polvilhe, deixe atuar e enxague), a lata de lixo (polvilhe e deixe no fundo), drenagens (meia xícara de bicarbonato no ralo e logo depois água morna), tapetes (coloque em toda a superfície e deixe repousar toda a noite. Varra e aspire), armários (mesmo procedimento da geladeira), carros (coloque nos assentos e nos tapetes), sapatos (como se fosse talco, não se esqueça de tirar o pó antes de calçar), roupa suja (principalmente a que tem odor ou suor, coloque meia xícara de bicarbonato no último ciclo de lavagem).
Produtos naturais para limpar casa
Imagens por cortesia de Liesl, cjmartin, Jessica Mullen, Scott Rubin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazem os Colchões de Mola a sua Saúde

Por que os colchões de mola podem ser prejudiciais a saúde ? 1 - Dormindo sobre uma MALHA ELÉTRICA. As molas de metal do seu colchão podem amplificar os Campos Eletromagnéticos do seu quarto e distorc­er os campos energéticos naturais da Terra. Os campos eletromagnéticos são formados pelas ondas eletromagnéticas, que são as energias emitidas pelas subestações de linhas de força, por linhas de transmissão e recepção, antenas parabólicas, por repetidoras de celular, por antenas de rádio e TV, por eletrodomésticos, computadores e por muitos outros aparelhos hoje considerados indispensáveis; As molas atuam como uma antena que capta os campos elétricos e eletromag­néticos de qualquer equipamento ou antena, que emita esses campos e cujas ondas estejam chegando no quarto onde está o colchão. 2 – A energia elétrica que o seu cérebro produz naturalmente (sistema elétrico interno) muda de intensidade, afetada pela energia corrente na malha elétrica. No seu corpo, as mo...

CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO DOMÉSTICO

Hoje, estima-se que 64% de todo alimento produzido no Brasil é desperdiçado e 20% disso ocorre em nossas residências, através de hábitos inadequados. Tratando-se de um país no qual mais de 30 milhões de pessoas passam fome, essa é uma informação alarmante. Um minhocário é composto de minhocas!!! E O QUE AS MINHOCAS FAZEM? Elas são responsáveis por um monte de coisas que ajudam a tornar a terra boa o suficiente para crescer plantas saudáveis e nos fornecer alimentos. As minhocas também ajudam a aumentar a quantidade de ar e água que fica no solo. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas, grama, casca de frutas e verduras em nutrientes que as plantas podem usar. Quando elas comem, eles processam a matéria orgânica num tipo muito valioso de fertilizante. Elas também ajudam a “virar” o solo, trazendo a matéria orgânica de cima e misturando-a com o solo abaixo, ao mesmo tempo em que deixam o solo mais aerado. Minhoca não é cobra, apesar de serem parecidas visualmente. As min...

Hortas Suspensas: 60+ Projetos, Modelos & Fotos

O reaproveitamento dos materiais nos pequenos espaços dentro de uma residência é uma forte tendência no paisagismo. Por isso, instalar uma horta dentro de casa se tornou um desejo, pois além de funcionar como item decorativo, proporciona uma alimentação mais saudável com a vantagem de ter tudo fresco à sua disposição sem ocupar muito espaço. Para colocar esse projeto em prática é relativamente simples, mas exige um lugar arejado e disciplina  para cuidar com carinho das plantas. O local ideal é cultivá-la em um espaço ao ar livre, com luz, como  sacada ou quintal. Porém, é viável também criar em vasos e jardineiras, com suporte de chão, parede ou até no teto. Caso prefira, é possível montar uma horta suspensa com materiais reutilizáveis como garrafas pet, latas, tubos de pvc, ganchos e vasos. Se puder, peça ajuda de um bom marceneiro para dar continuidade na obra e de preferência em um espaço adequado. Vale lembrar que o recipiente escolhido deve possuir a...