Pular para o conteúdo principal

Como Fazer Tinta Ecológica

Foto: gsb

Uma forma de buscar por opções mais sustentáveis é sempre dar prioridade a substâncias naturais, extraídas da própria natureza e livre de compostos químicos. Isso serve também na hora de pintar ou reformar a casa. A cal, por exemplo, é um dos mais antigos e baratos compostos utilizados para pintura. Constituída basicamente de hidróxido de cálcio, ela não contém insumos tóxicos e permite a “respiração” da parede. Misturada à água, a cal obtém um branco perfeito e é indicada para locais fechados e que têm incidência de mofo.

Outra opção é recorrer à tinta ecológica feita de terra. A composição é básica, fácil de ser preparada e nós vamos te ensinar a fazer. Anote o passo a passo:
6 a 8 kg de terra argilosa;
10 litros de água;
1 kg de cola branca.

Pigmentos como urucum ou açafrão podem ser adicionados até se chegar à tonalidade desejada. Misture todos os ingredientes e passe a tinta em uma peneira fina. Quanto mais vezes você peneirar, mais fina ela fica. Este é um tipo de composto que, devido à cola, adere bem e custa cerca de 70% menos que a tinta industrializada. Uma lata de tinta ecológica cobre de 70 a 90 m².

Apesar das grandes indústrias terem passado a produzir tintas à base d’água, com menos poluentes devido ao baixo número de compostos orgânicos voláteis (VOCs, na sigla em inglês – Volatile Organic Compounds), buscar por substâncias naturais ainda é a melhor opção.
Fonte: Pensamento Verde

Tinta Ecológica a Base de Terra

Vencendo o desafio de erguer uma obra sem agredir o meio ambiente, a Tinta Solum apresenta ao mercado brasileiro uma paleta de 15 cores.

A “tinta de terra”, que é um revestimento sustentável desenvolvido com pigmentos minerais puros de terra e base aquosa não tóxica, é livre de metais pesados encontrados em pigmentos sintéticos e produzida com baixo uso de energia. A matéria prima é extraída de jazidas certificadas e durante a transformação em produto final não há emissões tóxicas. É um dos poucos produtos no segmento de tintas, livres de Compostos Orgânicos Voláteis (COV’S) – substâncias poluentes derivadas do petróleo que agridem a camada de ozônio.

Vantangens

Idealizada pela Arquiteta Letícia Achcar, o produto apresenta altíssima durabilidade e é resistente a intempéries. Suas cores são intensas e não desbotam, já que o pigmento é mineral. Além disso, não cria película ou bolhas, é inodora e garante que a parede respire, pois a composição natural sem resina acrílica permite que a umidade interna ao substrato seja trocada com o ambiente externo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazem os Colchões de Mola a sua Saúde

Por que os colchões de mola podem ser prejudiciais a saúde ? 1 - Dormindo sobre uma MALHA ELÉTRICA. As molas de metal do seu colchão podem amplificar os Campos Eletromagnéticos do seu quarto e distorc­er os campos energéticos naturais da Terra. Os campos eletromagnéticos são formados pelas ondas eletromagnéticas, que são as energias emitidas pelas subestações de linhas de força, por linhas de transmissão e recepção, antenas parabólicas, por repetidoras de celular, por antenas de rádio e TV, por eletrodomésticos, computadores e por muitos outros aparelhos hoje considerados indispensáveis; As molas atuam como uma antena que capta os campos elétricos e eletromag­néticos de qualquer equipamento ou antena, que emita esses campos e cujas ondas estejam chegando no quarto onde está o colchão. 2 – A energia elétrica que o seu cérebro produz naturalmente (sistema elétrico interno) muda de intensidade, afetada pela energia corrente na malha elétrica. No seu corpo, as mo...

CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO DOMÉSTICO

Hoje, estima-se que 64% de todo alimento produzido no Brasil é desperdiçado e 20% disso ocorre em nossas residências, através de hábitos inadequados. Tratando-se de um país no qual mais de 30 milhões de pessoas passam fome, essa é uma informação alarmante. Um minhocário é composto de minhocas!!! E O QUE AS MINHOCAS FAZEM? Elas são responsáveis por um monte de coisas que ajudam a tornar a terra boa o suficiente para crescer plantas saudáveis e nos fornecer alimentos. As minhocas também ajudam a aumentar a quantidade de ar e água que fica no solo. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas, grama, casca de frutas e verduras em nutrientes que as plantas podem usar. Quando elas comem, eles processam a matéria orgânica num tipo muito valioso de fertilizante. Elas também ajudam a “virar” o solo, trazendo a matéria orgânica de cima e misturando-a com o solo abaixo, ao mesmo tempo em que deixam o solo mais aerado. Minhoca não é cobra, apesar de serem parecidas visualmente. As min...

Hortas Suspensas: 60+ Projetos, Modelos & Fotos

O reaproveitamento dos materiais nos pequenos espaços dentro de uma residência é uma forte tendência no paisagismo. Por isso, instalar uma horta dentro de casa se tornou um desejo, pois além de funcionar como item decorativo, proporciona uma alimentação mais saudável com a vantagem de ter tudo fresco à sua disposição sem ocupar muito espaço. Para colocar esse projeto em prática é relativamente simples, mas exige um lugar arejado e disciplina  para cuidar com carinho das plantas. O local ideal é cultivá-la em um espaço ao ar livre, com luz, como  sacada ou quintal. Porém, é viável também criar em vasos e jardineiras, com suporte de chão, parede ou até no teto. Caso prefira, é possível montar uma horta suspensa com materiais reutilizáveis como garrafas pet, latas, tubos de pvc, ganchos e vasos. Se puder, peça ajuda de um bom marceneiro para dar continuidade na obra e de preferência em um espaço adequado. Vale lembrar que o recipiente escolhido deve possuir a...