Pular para o conteúdo principal

5 DICAS PARA DEIXAR SUA CASA MAIS SUSTENTÁVEL

Sustentabilidade
Sustentabilidade vai além de políticas públicas, preservação do meio ambiente e tudo que está envolvido em uma esfera governamental e social. Apesar do necessário apoio das autoridades, há uma maneira mais fácil de levar o tema para o dia-a-dia: mudar as atitudes e adquirir novos hábitos nos lares, diminuindo o impacto no planeta.
Abaixo, seguem cinco dicas de como é possível ajudar o meio ambiente no conforto do lar:
- Está precisando organizar os brinquedos do seu filho ou gostaria de ter puffs para receber seus amigos mais confortavelmente?
Que tal criar, a custo quase zero, uma estante de nichos de caixotes de feira e puffs de garrafas pet ou pneu usado? Basta caprichar no acabamento, para que além de úteis, fiquem sofisticados. Os caixotes podem ser decorados com criatividade e os puffs podem ser forrados com tecidos de cores variadas.
- Opte por produtos de limpeza biodegradáveis
Eles possuem um impacto bem menor no meio ambiente. Hoje no mercado é possível encontrar desde desinfetantes à detergentes que não possuem em sua composição agentes químicos derivados do petróleo.  Outra opção é produzir você mesma seu produto de limpeza. Uma receita simples é misturar ¼ de Bicarbonato de Sódio, 2 litros d’água e ½ xícara de vinagre e está pronto. Agora é só partir para a limpeza.
- Recicle o seu lixo.
As sobras de alimentos crus, cascas de legumes, casca de ovos, verduras, borra de café, podem e devem ser tratados no espaço onde eles foram gerados, ou seja, na sua cozinha. Para minimizar esse impacto e ainda produzir adubo da melhor qualidade para suas plantinhas, basta construir uma composteira com três baldes sobrepostos e algumas minhocas e em 45 dias você terá húmus e biofertilizante líquido próprio para adubar suas plantas e enriquecê-las de nutrientes, sabor e saúde.
- Plante em qualquer lugar da casa.
Plante onde tenha no mínimo quatro horas de incidência solar e crie uma horta vertical. A vantagem é que ela ocupa um espaço mínimo e normalmente você irá utilizar um espaço “improdutivo” da casa: a parede. Nela você pode plantar desde temperos para incrementar seus pratos, até mesmo verduras e legumes para alimentar sua família. Adube sua hortinha com o húmus que produziu.
- Reutilize o máximo possível.
Diminuir o consumo é uma das atitudes mais sustentáveis para preservar os poucos recursos naturais que ainda nos resta. Potes de sorvete, caixas de sapato, e até recipientes vazios de xampus e condicionadores podem virar artigos de grande utilidade em seu dia-a-dia.  Por exemplo, aquela horta vertical pode ser construída com latas de leite pintas e penduradas em sua varanda.
As dicas acima são do Biomundo Permacultura, saiba mais sobre eles aqui.
Fonte: DNA Natural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazem os Colchões de Mola a sua Saúde

Por que os colchões de mola podem ser prejudiciais a saúde ? 1 - Dormindo sobre uma MALHA ELÉTRICA. As molas de metal do seu colchão podem amplificar os Campos Eletromagnéticos do seu quarto e distorc­er os campos energéticos naturais da Terra. Os campos eletromagnéticos são formados pelas ondas eletromagnéticas, que são as energias emitidas pelas subestações de linhas de força, por linhas de transmissão e recepção, antenas parabólicas, por repetidoras de celular, por antenas de rádio e TV, por eletrodomésticos, computadores e por muitos outros aparelhos hoje considerados indispensáveis; As molas atuam como uma antena que capta os campos elétricos e eletromag­néticos de qualquer equipamento ou antena, que emita esses campos e cujas ondas estejam chegando no quarto onde está o colchão. 2 – A energia elétrica que o seu cérebro produz naturalmente (sistema elétrico interno) muda de intensidade, afetada pela energia corrente na malha elétrica. No seu corpo, as mo...

CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO DOMÉSTICO

Hoje, estima-se que 64% de todo alimento produzido no Brasil é desperdiçado e 20% disso ocorre em nossas residências, através de hábitos inadequados. Tratando-se de um país no qual mais de 30 milhões de pessoas passam fome, essa é uma informação alarmante. Um minhocário é composto de minhocas!!! E O QUE AS MINHOCAS FAZEM? Elas são responsáveis por um monte de coisas que ajudam a tornar a terra boa o suficiente para crescer plantas saudáveis e nos fornecer alimentos. As minhocas também ajudam a aumentar a quantidade de ar e água que fica no solo. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas, grama, casca de frutas e verduras em nutrientes que as plantas podem usar. Quando elas comem, eles processam a matéria orgânica num tipo muito valioso de fertilizante. Elas também ajudam a “virar” o solo, trazendo a matéria orgânica de cima e misturando-a com o solo abaixo, ao mesmo tempo em que deixam o solo mais aerado. Minhoca não é cobra, apesar de serem parecidas visualmente. As min...

Hortas Suspensas: 60+ Projetos, Modelos & Fotos

O reaproveitamento dos materiais nos pequenos espaços dentro de uma residência é uma forte tendência no paisagismo. Por isso, instalar uma horta dentro de casa se tornou um desejo, pois além de funcionar como item decorativo, proporciona uma alimentação mais saudável com a vantagem de ter tudo fresco à sua disposição sem ocupar muito espaço. Para colocar esse projeto em prática é relativamente simples, mas exige um lugar arejado e disciplina  para cuidar com carinho das plantas. O local ideal é cultivá-la em um espaço ao ar livre, com luz, como  sacada ou quintal. Porém, é viável também criar em vasos e jardineiras, com suporte de chão, parede ou até no teto. Caso prefira, é possível montar uma horta suspensa com materiais reutilizáveis como garrafas pet, latas, tubos de pvc, ganchos e vasos. Se puder, peça ajuda de um bom marceneiro para dar continuidade na obra e de preferência em um espaço adequado. Vale lembrar que o recipiente escolhido deve possuir a...