Pular para o conteúdo principal

Sua casa é saudável?

Para evitar que as doenças respiratórias ataquem as crianças durante o inverno, uma dica é deixar seu lar livre de ácaros e poeira

Sua casa é saudável?
Foto: Getty Images

Chega o frio e a primeira coisa que muita gente faz é fechar a casa para proteger seus filhos de ventos gelados. Mas, ao contrário do que se pensa, muitas doenças respiratórias comumente ocorridas durante o inverno são transmitidas dentro de casa quando o ambiente fica fechado e abafado. "É preciso evitar que ele tenha ácaros provindos da poeira, fungos e mofo, que são os principais alérgenos que desencadeiem as tão indesejadas doenças respiratórias, como rinite, bronquite e asma", explica Luiz Werber-Bandeira, imunologista e alergista, chefe do departamento de Imunologia Clínica do Hospital Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
Para garantir que a sua casa não seja a vilã da estação, o imunologista aconselha fazer a limpeza com vassoura envolvida em pano úmido, usando somente água, para não levantar o pó depositado e, assim, causando alergia nos moradores.
Os locais mofados, como paredes e armários, devem ser constantemente higienizados, pois são focos que também podem provocar doenças respiratórias.
Talita Poli Biason, pediatra e gerente médica do Aché Laboratórios, relata que algumas medidas são fáceis, como aspirar semanalmente estofados, colchão e estrado, além de lavar semanalmente toda a roupa de cama com água quente.
Para aqueles que já sofrem frequentemente com rinite, pelúcias, tapetes e cortinas devem ser evitados e os livros, guardados em local onde o morador não vá com frequência. "Outra medida preventiva é utilizar material impermeável para revestir móveis e nunca fumar dentro de casa", pontua a pediatra.
Casa bem cuidada
Saiba que é possível diminuir a chance de doenças respiratórias escolhendo produtos certos:
Cobertores
Os mais indicados são os sintéticos ou impermeáveis. Ou seja, evite cobertores de pelos, que podem desencadear crises alérgicas, principalmente nas crianças. Edredons também são mais que bem-vindos.

Travesseiros
Devem ser sintéticos, como poliéster e acrilon, pois acumulam menos pó. E deve-se evitar os modelos feitos com penas, plumas, lã, látex ou borracha natural, assim como os de algodão e com odores.

Colchões
Precisam ser aspirados semanalmente e receber lavagem profunda para eliminação de ácaros e bactérias a cada 6 meses.

Condicionadores e umidificadores de ar
Eles têm funções diferentes: o condicionador de ar retira umidade e resfria o ar, enquanto o umidificador apenas umedece o ar, deixando-o menos seco. No entanto, ambos devem passar por limpezas regulares.

O ideal é limpar os filtros uma vez ao mês. Já o reservatório de água deve receber cuidados a cada uso - principalmente nos condicionadores de ar, sendo que, pelo menos uma vez ao ano, devem receber antibactericidas especiais.
Ana Paula Barcena, diretora da Natureza & Limpeza, ainda aconselha aspirar os sofás semanalmente. "No entanto, é recomendado lavar e impermeabilizar profundamente os sofás a cada seis meses, evitando o acúmulo de germes no estofado. Como nas férias as famílias costumam viajar, esse é um bom momento para fazer essa lavagem mais profunda", ressalta a diretora.
Cortinas
Precisam ser deixadas de molho por 24 horas com água limpa e detergente, trocando a água a cada 12 horas. Em seguida, deve-se lavá-las normalmente e, depois de secas, borrifar amaciante diluído em água. "Verifique se a cortina pode ser lavada em casa, já que certos tipos de tecidos podem ser danificados quando lavados na máquina. Nesse caso, envie a peça para uma lavanderia especializada.

Tapetes
Devem ser lavados a cada seis meses e aspirados de duas a três vezes por semana, dos dois lados. O importante é sempre deixar limpo o piso antes de colocar o tapete de volta ao lugar.
Fonte: Disney Babble

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazem os Colchões de Mola a sua Saúde

Por que os colchões de mola podem ser prejudiciais a saúde ? 1 - Dormindo sobre uma MALHA ELÉTRICA. As molas de metal do seu colchão podem amplificar os Campos Eletromagnéticos do seu quarto e distorc­er os campos energéticos naturais da Terra. Os campos eletromagnéticos são formados pelas ondas eletromagnéticas, que são as energias emitidas pelas subestações de linhas de força, por linhas de transmissão e recepção, antenas parabólicas, por repetidoras de celular, por antenas de rádio e TV, por eletrodomésticos, computadores e por muitos outros aparelhos hoje considerados indispensáveis; As molas atuam como uma antena que capta os campos elétricos e eletromag­néticos de qualquer equipamento ou antena, que emita esses campos e cujas ondas estejam chegando no quarto onde está o colchão. 2 – A energia elétrica que o seu cérebro produz naturalmente (sistema elétrico interno) muda de intensidade, afetada pela energia corrente na malha elétrica. No seu corpo, as mo...

CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO DOMÉSTICO

Hoje, estima-se que 64% de todo alimento produzido no Brasil é desperdiçado e 20% disso ocorre em nossas residências, através de hábitos inadequados. Tratando-se de um país no qual mais de 30 milhões de pessoas passam fome, essa é uma informação alarmante. Um minhocário é composto de minhocas!!! E O QUE AS MINHOCAS FAZEM? Elas são responsáveis por um monte de coisas que ajudam a tornar a terra boa o suficiente para crescer plantas saudáveis e nos fornecer alimentos. As minhocas também ajudam a aumentar a quantidade de ar e água que fica no solo. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas, grama, casca de frutas e verduras em nutrientes que as plantas podem usar. Quando elas comem, eles processam a matéria orgânica num tipo muito valioso de fertilizante. Elas também ajudam a “virar” o solo, trazendo a matéria orgânica de cima e misturando-a com o solo abaixo, ao mesmo tempo em que deixam o solo mais aerado. Minhoca não é cobra, apesar de serem parecidas visualmente. As min...

Hortas Suspensas: 60+ Projetos, Modelos & Fotos

O reaproveitamento dos materiais nos pequenos espaços dentro de uma residência é uma forte tendência no paisagismo. Por isso, instalar uma horta dentro de casa se tornou um desejo, pois além de funcionar como item decorativo, proporciona uma alimentação mais saudável com a vantagem de ter tudo fresco à sua disposição sem ocupar muito espaço. Para colocar esse projeto em prática é relativamente simples, mas exige um lugar arejado e disciplina  para cuidar com carinho das plantas. O local ideal é cultivá-la em um espaço ao ar livre, com luz, como  sacada ou quintal. Porém, é viável também criar em vasos e jardineiras, com suporte de chão, parede ou até no teto. Caso prefira, é possível montar uma horta suspensa com materiais reutilizáveis como garrafas pet, latas, tubos de pvc, ganchos e vasos. Se puder, peça ajuda de um bom marceneiro para dar continuidade na obra e de preferência em um espaço adequado. Vale lembrar que o recipiente escolhido deve possuir a...