Pular para o conteúdo principal

PISCINAS BIOLÓGICAS: VOCÊ SABE DO QUE SE TRATA?


Várias palavras servem para definir o conceito de piscinas biológicas, dentre elas: biopiscinas, piscinas naturais, piscinas ecológicas… Há relatos que as primeiras delas foram construídas na Áustria, nos anos 70. De um modo geral, trata-se de um mix entre uma piscina tradicional e um lago artificial. Neste caso, parte da piscina é destinada para o banho e a outra parte é destinada para a depuração da água, por isso que são chamadas de biológicas, pois o tratamento é feito a partir das atividades naturais de autodepuração.

A água é tratada por filtragem e pela presença de vegetação aquática adequada e biofiltros, ou seja, ideal para o banho, principalmente para crianças e pessoas alérgicas, já que não utiliza produtos químicos, como o cloro. Além desse benefício, as piscinas biológicas proporcionam uma maior aproximação com a natureza.


Para ter uma dessas é preciso alguns cuidados ao projetá-la: a escolha do terreno, sua topografia e geometria, além do cuidado com o isolamento do solo. A escolha dos tipos de plantas aquáticas e pedras são de grande importância para garantir a purificação da água. No Brasil, já existem empresas especializadas na construção das biopiscinas, sendo o seu custo inicial um pouco maior do que o de uma tradicional. No entanto, as piscinas convencionais requerem custos com os produtos químicos e energéticos. Já as piscinas biológicas chegam a reduzir em até 60% os gastos com a energia elétrica, através do uso de bombas mais eficientes e de baixo consumo.

Biopiscinas lazer e cuidado com a natureza

Com os últimos avanços tecnológicos, é possível ter uma piscina biológica em espaços de apenas 50m², com raia de natação de 7,5 x5,00m. “Após a habitual escavação, o buraco é impermeabilizado com uma tela que é solidamente afixada no local e a piscina é dividida em dois espaços distintos – a zona de lazer e natação e a zona das plantas aquáticas, as responsáveis pela manutenção da piscina biológica. O buraco é depois enchido e a tela impermeável fica completamente invisível. Graças à presença das plantas aquáticas, o resultado final é uma piscina com um ar muito natural, muito semelhante a um lago” (ABCpisicnas).


Uma das poucas restrições é para quem não gosta muito de bicho, já que provavelmente haverá animais anfíbios nas zonas das plantas aquáticas e que podem surgir ocasionalmente na área de banho. Mas acredito que o perfil de usuário deste tipo de piscina não irá se incomodar com este fato.

O ideal é ter uma equipe multidisciplinar (arquitetos, biólogos, engenheiros, paisagistas) para que a sua piscina biológica fique em total harmonia com o entorno.

Fonte: Viva Green    Via: Almoço de Sexta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO DOMÉSTICO

Hoje, estima-se que 64% de todo alimento produzido no Brasil é desperdiçado e 20% disso ocorre em nossas residências, através de hábitos inadequados. Tratando-se de um país no qual mais de 30 milhões de pessoas passam fome, essa é uma informação alarmante. Um minhocário é composto de minhocas!!! E O QUE AS MINHOCAS FAZEM? Elas são responsáveis por um monte de coisas que ajudam a tornar a terra boa o suficiente para crescer plantas saudáveis e nos fornecer alimentos. As minhocas também ajudam a aumentar a quantidade de ar e água que fica no solo. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas, grama, casca de frutas e verduras em nutrientes que as plantas podem usar. Quando elas comem, eles processam a matéria orgânica num tipo muito valioso de fertilizante. Elas também ajudam a “virar” o solo, trazendo a matéria orgânica de cima e misturando-a com o solo abaixo, ao mesmo tempo em que deixam o solo mais aerado. Minhoca não é cobra, apesar de serem parecidas visualmente. As min...

O que fazem os Colchões de Mola a sua Saúde

Por que os colchões de mola podem ser prejudiciais a saúde ? 1 - Dormindo sobre uma MALHA ELÉTRICA. As molas de metal do seu colchão podem amplificar os Campos Eletromagnéticos do seu quarto e distorc­er os campos energéticos naturais da Terra. Os campos eletromagnéticos são formados pelas ondas eletromagnéticas, que são as energias emitidas pelas subestações de linhas de força, por linhas de transmissão e recepção, antenas parabólicas, por repetidoras de celular, por antenas de rádio e TV, por eletrodomésticos, computadores e por muitos outros aparelhos hoje considerados indispensáveis; As molas atuam como uma antena que capta os campos elétricos e eletromag­néticos de qualquer equipamento ou antena, que emita esses campos e cujas ondas estejam chegando no quarto onde está o colchão. 2 – A energia elétrica que o seu cérebro produz naturalmente (sistema elétrico interno) muda de intensidade, afetada pela energia corrente na malha elétrica. No seu corpo, as mo...

Como o local onde trabalhamos afeta nosso humor e saúde

Qualquer coisa que altere o modo como nos sentimos emocionalmente gera um impacto na nossa saúde física, de acordo com a ciência da psiconeuroimunologia. Existem três sistemas principais no corpo envolvidos na manutenção da saúde: o sistema nervoso, o sistema hormonal (endócrino) e o sistema imunológico. Eles estão em um triângulo de comunicação, cada um interagindo com os demais. Qualquer coisa que afete um sistema, afeta os outros dois. “O corpo tem todos esses sistemas anti-falhas a postos para se manter saudável”, diz Michael Lumpkin , Professor de Bioquímica e Biologia Celular e Molecular na Universidade de Georgetown, nos EUA. “Tudo que você realmente precisa fazer é oferecer um ambiente curativo e o corpo geralmente faz o resto.” Lumpkin explica o efeito de ambientes curativos através do seu efeito calmante sobre o sistema nervoso central: “Parte do que você faz é oferecer um pouco de privação sensorial de que você precisa… Você corta todos esses estímulos empol...