Pular para o conteúdo principal

A higiene inicia no chão

Revestimentos de borracha para pisos são seguros e não poluem o meio ambiente

A contenção de infecções através de germens multirresistentes mantém ocupados os departamentos de higiene das clínicas e outras instituições de saúde a vários anos. Juntamente com medidas abrangentes de prevenção e higiene em pacientes e pessoal médico, a seleção de material de construção adequado pode também influenciar a prevenir tais infecções. No centro das atenções encontra-se especialmente o revestimento para pisos, pois ele ocupa em cada edificação uma grande área.

Na Alemanha ainda são infeccionados anualmente meio milhão de pacientes de clínicas com germens hospitalares; 20.000 destes morrem, conforme o Instituto Robert Koch, devido a essas infecções denominadas nosocomiais. Especialmente grave são, como já conhecido, as consequências do contágio com o Staphylococcus aureus (MRSA) gram positivo, que é resistente em relação à maioria dos antibióticos.
Limpeza fácil, higiene perfeita: A OP híbrida no Marien-Hospital em Marl foi equipada com um revestimento de borracha 
para pisos da nora systems

Mas também a disseminação de bastonetes ESBL (Extended Spectrum Beta-Lactamase) gram negativos aumentou consideravelmente nos últimos anos. Esse grupo de bactérias, ao qual pertencem, por exemplo, Klebsiella ssp, enterobactérias ou salmonelas, ocorre no intestino e produz uma enzima, que torna ineficiente muitos antibióticos convencionais. As consequências são graves infecções da bexiga, infecções de feridas e respiratórias. Entre 2003 e 2008, os contágios com este grupo de bactérias perigoso aumentou de quatro vezes.

No combate contra os agentes patogênicos multirresistentes, os materiais de construção situam-se também sempre mais no centro das atenções, pois esses possuem uma influência considerável sobre os padrões de higiene em clínicas e outras instituições médicas. Um papel especial representa aqui o tipo de revestimento para pisos.
No novo dentro de emergências da BG Unfallklinik Frankfurt am Main, os revestimentos de borracha para pisos da nora systems asseguram os padrões de higiene mais elevados.

Germens perigosos nos revestimentos

Podem ocorrer problemas de higiene no caso de revestimentos para pisos de linóleo ou PVC, pois o revestimento de poliuretano tem uma espessura de apenas uns poucos micrômetros e é atacado facilmente por partículas de sujeira. Nas fissuras finas que são formadas ou nos furos pequenos microscópicos são fixados rapidamente vírus e bactérias.

Uma alternativa higiênica impecável é aqui oferecida pelos revestimentos de borracha para pisos da nora systems. Devido a uma superfície extremamente vedada e a sua reticulação por UV de fábrica, eles não necessitam nem um revestimento nem uma pintura. O risco de que vírus e bactérias penetrem no revestimento do piso é, com isso, excluído.
Higiênico devido ao assentamento livre de juntas

Ao contrário de outros revestimentos elásticos para pisos, os revestimentos de borracha nora não necessitam ser rejuntados, com o que é excluída uma outra fonte de germens. Pois nas juntas dos revestimentos para pisos podem depositar-se e desenvolver-se germens mesmo no caso de limpeza a fundo. 
Como os revestimentos de borracha nora não contém nenhum plastificante (ftalatos), fica excluído neles uma retração do material, como ocorre em revestimentos para pisos de PVC, onde ocorre a evaporação paulatina dos plastificantes. Os revestimentos de borracha para pisos são dimensionalmente estáveis, mesmo após décadas. Através do assentamento sem rejunte, não é reduzido somente o perigo de uma colonização por germens. Como deixa de existir o rejunte que custa tempo e dinheiro, os revestimento para pisos nora são também uma solução econômica a longo prazo para as clínicas. 
Para um conceito higiênico completo em hospitais tem também um grande significado a capacidade de desinfecção do revestimento para pisos. Os revestimentos de borracha para pisos nora são resistentes em relação a agentes de desinfecção superficiais, insensíveis a manchas, bem como, bacteriostáticos e fungistáticos. Mesmo a ação de curto prazo de solventes, ácidos ou bases diluídos não deixa nenhum traço duradouro. Mesmo substâncias contento iodo, como os desinfetantes para a pele, podem ser facilmente removidos. 
Uma investigação do Instituto de Higiene da Universidade de Heidelberg, do ano de 2004, confirmou que as superfícies dos pisos, que são livres de juntas, como são assentados os revestimentos de borracha nora, se deixam desinfetar completamente.
No Hospital Infantil da Universidade da Basiléia o revestimento de borracha para pisos da nora 
systems acentua o conceito de design ousado.

Solução sustentável para um bom ar ambiental

Mas não somente os aspectos higiênicos são decisivos para o emprego de revestimentos de borracha para pisos. Exatamente em hospitais e instituições de saúde, a qualidade do ar ambiental possui um significado especial. Todos os revestimentos para pisos nora sempre foram e são isentos de plastificantes nocivos à saúde. Com o sistema de assentamento certificado nora system blue, a empresa vai porém mais um passo à frente no caminho de um ambiente saudável para pacientes e funcionários.

No caso do nora system blue não é apenas o revestimento de borracha mas também todos os materiais de assentamento de baixa emissão e somente devem ser assentados por processadores qualificados. Todos os componentes individuais desta solução de sistema satisfazem as normas para higiene de ar ambiental do Departamento Federal de Meio Ambiente e foram distinguidos com o selo ambiental „Der Blaue Engel“.

Uma outra vantagem quando do emprego do nora system blue é a estreita cooperação durante a instalação. O contratante da construção, a empresa de assentamento e os peritos da técnica de aplicação do nora systems estão em intercâmbio regular e podem reagis, assim, conjuntamente, em relação às mais diversas exigências no local. Além disso, todas as fases da instalação são exatamente documentadas, originando-se assim para o contratante da construção e o usuário, transparência e segurança.

Devido à superfície fechada não revestida dos revestimentos de borracha para pisos nora é ainda adicionado que pode-se prescindir ao emprego de agentes de limpeza agressivos, isto também representando uma redução das emissões para o ar ambiental. 
Fonte: Nora



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO DOMÉSTICO

Hoje, estima-se que 64% de todo alimento produzido no Brasil é desperdiçado e 20% disso ocorre em nossas residências, através de hábitos inadequados. Tratando-se de um país no qual mais de 30 milhões de pessoas passam fome, essa é uma informação alarmante. Um minhocário é composto de minhocas!!! E O QUE AS MINHOCAS FAZEM? Elas são responsáveis por um monte de coisas que ajudam a tornar a terra boa o suficiente para crescer plantas saudáveis e nos fornecer alimentos. As minhocas também ajudam a aumentar a quantidade de ar e água que fica no solo. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas, grama, casca de frutas e verduras em nutrientes que as plantas podem usar. Quando elas comem, eles processam a matéria orgânica num tipo muito valioso de fertilizante. Elas também ajudam a “virar” o solo, trazendo a matéria orgânica de cima e misturando-a com o solo abaixo, ao mesmo tempo em que deixam o solo mais aerado. Minhoca não é cobra, apesar de serem parecidas visualmente. As min...

O que fazem os Colchões de Mola a sua Saúde

Por que os colchões de mola podem ser prejudiciais a saúde ? 1 - Dormindo sobre uma MALHA ELÉTRICA. As molas de metal do seu colchão podem amplificar os Campos Eletromagnéticos do seu quarto e distorc­er os campos energéticos naturais da Terra. Os campos eletromagnéticos são formados pelas ondas eletromagnéticas, que são as energias emitidas pelas subestações de linhas de força, por linhas de transmissão e recepção, antenas parabólicas, por repetidoras de celular, por antenas de rádio e TV, por eletrodomésticos, computadores e por muitos outros aparelhos hoje considerados indispensáveis; As molas atuam como uma antena que capta os campos elétricos e eletromag­néticos de qualquer equipamento ou antena, que emita esses campos e cujas ondas estejam chegando no quarto onde está o colchão. 2 – A energia elétrica que o seu cérebro produz naturalmente (sistema elétrico interno) muda de intensidade, afetada pela energia corrente na malha elétrica. No seu corpo, as mo...

Hortas Suspensas: 60+ Projetos, Modelos & Fotos

O reaproveitamento dos materiais nos pequenos espaços dentro de uma residência é uma forte tendência no paisagismo. Por isso, instalar uma horta dentro de casa se tornou um desejo, pois além de funcionar como item decorativo, proporciona uma alimentação mais saudável com a vantagem de ter tudo fresco à sua disposição sem ocupar muito espaço. Para colocar esse projeto em prática é relativamente simples, mas exige um lugar arejado e disciplina  para cuidar com carinho das plantas. O local ideal é cultivá-la em um espaço ao ar livre, com luz, como  sacada ou quintal. Porém, é viável também criar em vasos e jardineiras, com suporte de chão, parede ou até no teto. Caso prefira, é possível montar uma horta suspensa com materiais reutilizáveis como garrafas pet, latas, tubos de pvc, ganchos e vasos. Se puder, peça ajuda de um bom marceneiro para dar continuidade na obra e de preferência em um espaço adequado. Vale lembrar que o recipiente escolhido deve possuir a...