domingo, 6 de setembro de 2015

Sua casa é saudável?

Para evitar que as doenças respiratórias ataquem as crianças durante o inverno, uma dica é deixar seu lar livre de ácaros e poeira

Sua casa é saudável?
Foto: Getty Images

Chega o frio e a primeira coisa que muita gente faz é fechar a casa para proteger seus filhos de ventos gelados. Mas, ao contrário do que se pensa, muitas doenças respiratórias comumente ocorridas durante o inverno são transmitidas dentro de casa quando o ambiente fica fechado e abafado. "É preciso evitar que ele tenha ácaros provindos da poeira, fungos e mofo, que são os principais alérgenos que desencadeiem as tão indesejadas doenças respiratórias, como rinite, bronquite e asma", explica Luiz Werber-Bandeira, imunologista e alergista, chefe do departamento de Imunologia Clínica do Hospital Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
Para garantir que a sua casa não seja a vilã da estação, o imunologista aconselha fazer a limpeza com vassoura envolvida em pano úmido, usando somente água, para não levantar o pó depositado e, assim, causando alergia nos moradores.
Os locais mofados, como paredes e armários, devem ser constantemente higienizados, pois são focos que também podem provocar doenças respiratórias.
Talita Poli Biason, pediatra e gerente médica do Aché Laboratórios, relata que algumas medidas são fáceis, como aspirar semanalmente estofados, colchão e estrado, além de lavar semanalmente toda a roupa de cama com água quente.
Para aqueles que já sofrem frequentemente com rinite, pelúcias, tapetes e cortinas devem ser evitados e os livros, guardados em local onde o morador não vá com frequência. "Outra medida preventiva é utilizar material impermeável para revestir móveis e nunca fumar dentro de casa", pontua a pediatra.
Casa bem cuidada
Saiba que é possível diminuir a chance de doenças respiratórias escolhendo produtos certos:
Cobertores
Os mais indicados são os sintéticos ou impermeáveis. Ou seja, evite cobertores de pelos, que podem desencadear crises alérgicas, principalmente nas crianças. Edredons também são mais que bem-vindos.

Travesseiros
Devem ser sintéticos, como poliéster e acrilon, pois acumulam menos pó. E deve-se evitar os modelos feitos com penas, plumas, lã, látex ou borracha natural, assim como os de algodão e com odores.

Colchões
Precisam ser aspirados semanalmente e receber lavagem profunda para eliminação de ácaros e bactérias a cada 6 meses.

Condicionadores e umidificadores de ar
Eles têm funções diferentes: o condicionador de ar retira umidade e resfria o ar, enquanto o umidificador apenas umedece o ar, deixando-o menos seco. No entanto, ambos devem passar por limpezas regulares.

O ideal é limpar os filtros uma vez ao mês. Já o reservatório de água deve receber cuidados a cada uso - principalmente nos condicionadores de ar, sendo que, pelo menos uma vez ao ano, devem receber antibactericidas especiais.
Ana Paula Barcena, diretora da Natureza & Limpeza, ainda aconselha aspirar os sofás semanalmente. "No entanto, é recomendado lavar e impermeabilizar profundamente os sofás a cada seis meses, evitando o acúmulo de germes no estofado. Como nas férias as famílias costumam viajar, esse é um bom momento para fazer essa lavagem mais profunda", ressalta a diretora.
Cortinas
Precisam ser deixadas de molho por 24 horas com água limpa e detergente, trocando a água a cada 12 horas. Em seguida, deve-se lavá-las normalmente e, depois de secas, borrifar amaciante diluído em água. "Verifique se a cortina pode ser lavada em casa, já que certos tipos de tecidos podem ser danificados quando lavados na máquina. Nesse caso, envie a peça para uma lavanderia especializada.

Tapetes
Devem ser lavados a cada seis meses e aspirados de duas a três vezes por semana, dos dois lados. O importante é sempre deixar limpo o piso antes de colocar o tapete de volta ao lugar.
Fonte: Disney Babble

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário - Se gostou compartilhe