Pular para o conteúdo principal

Sua casa é saudável?

Para evitar que as doenças respiratórias ataquem as crianças durante o inverno, uma dica é deixar seu lar livre de ácaros e poeira

Sua casa é saudável?
Foto: Getty Images

Chega o frio e a primeira coisa que muita gente faz é fechar a casa para proteger seus filhos de ventos gelados. Mas, ao contrário do que se pensa, muitas doenças respiratórias comumente ocorridas durante o inverno são transmitidas dentro de casa quando o ambiente fica fechado e abafado. "É preciso evitar que ele tenha ácaros provindos da poeira, fungos e mofo, que são os principais alérgenos que desencadeiem as tão indesejadas doenças respiratórias, como rinite, bronquite e asma", explica Luiz Werber-Bandeira, imunologista e alergista, chefe do departamento de Imunologia Clínica do Hospital Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
Para garantir que a sua casa não seja a vilã da estação, o imunologista aconselha fazer a limpeza com vassoura envolvida em pano úmido, usando somente água, para não levantar o pó depositado e, assim, causando alergia nos moradores.
Os locais mofados, como paredes e armários, devem ser constantemente higienizados, pois são focos que também podem provocar doenças respiratórias.
Talita Poli Biason, pediatra e gerente médica do Aché Laboratórios, relata que algumas medidas são fáceis, como aspirar semanalmente estofados, colchão e estrado, além de lavar semanalmente toda a roupa de cama com água quente.
Para aqueles que já sofrem frequentemente com rinite, pelúcias, tapetes e cortinas devem ser evitados e os livros, guardados em local onde o morador não vá com frequência. "Outra medida preventiva é utilizar material impermeável para revestir móveis e nunca fumar dentro de casa", pontua a pediatra.
Casa bem cuidada
Saiba que é possível diminuir a chance de doenças respiratórias escolhendo produtos certos:
Cobertores
Os mais indicados são os sintéticos ou impermeáveis. Ou seja, evite cobertores de pelos, que podem desencadear crises alérgicas, principalmente nas crianças. Edredons também são mais que bem-vindos.

Travesseiros
Devem ser sintéticos, como poliéster e acrilon, pois acumulam menos pó. E deve-se evitar os modelos feitos com penas, plumas, lã, látex ou borracha natural, assim como os de algodão e com odores.

Colchões
Precisam ser aspirados semanalmente e receber lavagem profunda para eliminação de ácaros e bactérias a cada 6 meses.

Condicionadores e umidificadores de ar
Eles têm funções diferentes: o condicionador de ar retira umidade e resfria o ar, enquanto o umidificador apenas umedece o ar, deixando-o menos seco. No entanto, ambos devem passar por limpezas regulares.

O ideal é limpar os filtros uma vez ao mês. Já o reservatório de água deve receber cuidados a cada uso - principalmente nos condicionadores de ar, sendo que, pelo menos uma vez ao ano, devem receber antibactericidas especiais.
Ana Paula Barcena, diretora da Natureza & Limpeza, ainda aconselha aspirar os sofás semanalmente. "No entanto, é recomendado lavar e impermeabilizar profundamente os sofás a cada seis meses, evitando o acúmulo de germes no estofado. Como nas férias as famílias costumam viajar, esse é um bom momento para fazer essa lavagem mais profunda", ressalta a diretora.
Cortinas
Precisam ser deixadas de molho por 24 horas com água limpa e detergente, trocando a água a cada 12 horas. Em seguida, deve-se lavá-las normalmente e, depois de secas, borrifar amaciante diluído em água. "Verifique se a cortina pode ser lavada em casa, já que certos tipos de tecidos podem ser danificados quando lavados na máquina. Nesse caso, envie a peça para uma lavanderia especializada.

Tapetes
Devem ser lavados a cada seis meses e aspirados de duas a três vezes por semana, dos dois lados. O importante é sempre deixar limpo o piso antes de colocar o tapete de volta ao lugar.
Fonte: Disney Babble

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSTRUINDO UM MINHOCÁRIO DOMÉSTICO

Hoje, estima-se que 64% de todo alimento produzido no Brasil é desperdiçado e 20% disso ocorre em nossas residências, através de hábitos inadequados. Tratando-se de um país no qual mais de 30 milhões de pessoas passam fome, essa é uma informação alarmante. Um minhocário é composto de minhocas!!! E O QUE AS MINHOCAS FAZEM? Elas são responsáveis por um monte de coisas que ajudam a tornar a terra boa o suficiente para crescer plantas saudáveis e nos fornecer alimentos. As minhocas também ajudam a aumentar a quantidade de ar e água que fica no solo. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas, grama, casca de frutas e verduras em nutrientes que as plantas podem usar. Quando elas comem, eles processam a matéria orgânica num tipo muito valioso de fertilizante. Elas também ajudam a “virar” o solo, trazendo a matéria orgânica de cima e misturando-a com o solo abaixo, ao mesmo tempo em que deixam o solo mais aerado. Minhoca não é cobra, apesar de serem parecidas visualmente. As min...

O que fazem os Colchões de Mola a sua Saúde

Por que os colchões de mola podem ser prejudiciais a saúde ? 1 - Dormindo sobre uma MALHA ELÉTRICA. As molas de metal do seu colchão podem amplificar os Campos Eletromagnéticos do seu quarto e distorc­er os campos energéticos naturais da Terra. Os campos eletromagnéticos são formados pelas ondas eletromagnéticas, que são as energias emitidas pelas subestações de linhas de força, por linhas de transmissão e recepção, antenas parabólicas, por repetidoras de celular, por antenas de rádio e TV, por eletrodomésticos, computadores e por muitos outros aparelhos hoje considerados indispensáveis; As molas atuam como uma antena que capta os campos elétricos e eletromag­néticos de qualquer equipamento ou antena, que emita esses campos e cujas ondas estejam chegando no quarto onde está o colchão. 2 – A energia elétrica que o seu cérebro produz naturalmente (sistema elétrico interno) muda de intensidade, afetada pela energia corrente na malha elétrica. No seu corpo, as mo...

Como o local onde trabalhamos afeta nosso humor e saúde

Qualquer coisa que altere o modo como nos sentimos emocionalmente gera um impacto na nossa saúde física, de acordo com a ciência da psiconeuroimunologia. Existem três sistemas principais no corpo envolvidos na manutenção da saúde: o sistema nervoso, o sistema hormonal (endócrino) e o sistema imunológico. Eles estão em um triângulo de comunicação, cada um interagindo com os demais. Qualquer coisa que afete um sistema, afeta os outros dois. “O corpo tem todos esses sistemas anti-falhas a postos para se manter saudável”, diz Michael Lumpkin , Professor de Bioquímica e Biologia Celular e Molecular na Universidade de Georgetown, nos EUA. “Tudo que você realmente precisa fazer é oferecer um ambiente curativo e o corpo geralmente faz o resto.” Lumpkin explica o efeito de ambientes curativos através do seu efeito calmante sobre o sistema nervoso central: “Parte do que você faz é oferecer um pouco de privação sensorial de que você precisa… Você corta todos esses estímulos empol...