segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Faça o seu próprio sabão líquido para usar como lava-roupas ou detergente

Seja sustentável e ainda economize dinheiro fazendo seu próprio sabão líquido para limpeza com óleo de cozinha usado

Você sabia que, com óleo de cozinha usado, é possível fabricar sabão liquido? Essa é uma alternativa muito boa ao invés do descarte inapropriado na pia da cozinha. Você estará sendo mais sustentável e, além disso, pode economizar ao não ter que comprar mais tanto sabão.
É possível substituir o sabão em pó na lavagem de roupas e o detergente na limpeza de pratos. Ambos possuem derivados do petróleo em sua formulação que podem ser prejudiciais ao meio ambiente, sobretudo quando despejados em redes de esgoto que não possuem o tratamento adequado (veja mais aqui). Veja como fazer:

Ingredientes

  • 1 litro de óleo de cozinha usado;
  • 130 gramas de soda cáustica (pureza mínima: 97%);
  • 140 ml de água (para diluição da soda cáustica);
  • 30 ml sde vinagre;
  • 100 ml de álcool;
  • 4 litros de água.
Extras (opcional)
• 40 gramas de corante;
• 40 ml de óleos essenciais.

Materiais necessários
• Colher de pau;
• Balde;
• Peneira;
• Panela;
• Recipientes para armazenamento do sabão;
• Luvas;
• Óculos de proteção.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, coloque a máscara, as luvas e o óculos de proteção. A soda cáustica é altamente corrosiva e deve ser manuseada com muito cuidado. Vamos ao passo a passo:
1. Esquente a água até que ela fique morna. Feito isso, despeje-a em um balde e coloque a soda cáustica no mesmo recipiente lentamente. Nunca adicione água sobre a soda! Pode provocar uma reação forte e causar acidentes;
2. Mexa com a colher de pau até diluir. Faça isso longe do fogo;
3. Depois de retirar as impurezas do óleo (é possível fazer isso com uma peneira ou com um pano), aqueça-o um pouco e, com cuidado,  introduza a soda cáustica preparada anteriormente;
4. Misture por 20 minutos, e enquanto isso, prepare uma panela com 4 litros de água fervendo. Quando a massa estiver homogênea e mais consistente, coloque-a na panela com água aos poucos e continue misturando. Em fogo baixo, adicione o álcool e o vinagre. Caso queira, nessa etapa, pode-se adicionar os ingredientes extras como corantes e os  óleos essenciais;
5. Misture por mais cinco minutos e desligue o fogo. Deixe esfriar por um dia. Após esfriar, despeje no recipiente final.
Finalizado o processo, é possível medir o pH do sabão. Utilize um papel tornassol, ou ainda, faça você mesmo um medidor de pH caseiro (saiba como aqui).
Entenda mais sobre os ingredientes da fórmula
Na fabricação do sabão, há uma preocupação acerca da soda cáustica, pois ela é muito corrosiva e teme-se que ela possa ser prejudicial. Contudo, após a reação desaponificação com os óleos, ela perde a alcalinidade, pois os álcalis reagem com os óleos e se transformam no sabão (entenda mais sobre a reação do sabão aqui).
O álcool é utilizado na fórmula pois ele é o solvente do sabão e, portanto, acelera a formação do traço, além de garantir uma propriedade de conservante. O vinagre, que já é conhecido pelo seus benefícios à saúde, tem um papel importante em diminuir o pH final do sabão. Desta forma, o sabão não resseca tanto a pele e é mais ecológico, pois o produto final não impacta tanto os corpos hídricos.
A adição de corantes e essências depende do seu uso
• Para lavagem de roupas não, adicione os corantes, só adicione o óleo essencial de sua preferência. Certos corantes podem manchar as roupas brancas;
• Para uso como detergente, cuidado com os óleos essenciais. Você pode achar desagradável o cheiro da essência nos utensílios;
• Para limpeza doméstica, pode-se utilizar ambos.
Para o seu sabão ser ainda mais sustentável, utilize o menos possível de corante e óleos essenciais  e sempre fique de olho para que os óleos essenciais não possuírem parabenos e ftalatos na sua composição. Para não correr esse risco, você ainda pode fazer a sua própria essência e substituir na receita (saiba como aqui). Caso queira uma alternativa mais prática você pode usar o amaciante roupas no lugar do óleo essencial, mas dessa forma sua receita irá perder em sustentabilidade.
Obs: a exemplo de todo e quaisquer produtos de limpeza, mantenha fora do alcance das crianças, assim como evidencie nos recipientes do que se trata para evitar que sejam confundidos com outros produtos que anteriormente ocupavam as embalagens utilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário - Se gostou compartilhe