Mais do que isolar ruídos indesejáveis, o novo conceito com nome de "Sono" pode até filtrá-los, permitindo que o usuário, do lado de dentro, escute apenas o que deseja. Suponha que está chovendo, é madrugada, e você gostaria de ficar apenas com o som da chuva caindo. O dispositivo poderia isolar os ruídos de carros trafegando, por exemplo. Numa outra situação, quem mora perto de um grande parque em uma metrópole pode simplesmente passar a ignorar o tumulto da grande cidade e começar a acordar com o cantarolar dos pássaros.
Aparelho pode ser colocado em qualquer janela de casa ou do escritório (Foto: Reprodução/Extreme Tech)
O Sono é um aparelho pequeno que deve ser fixado em qualquer janela. Para entender como ele funciona, você precisa lembrar que o som, de qualquer natureza, pode ser entendido como ondas se propagando pelo ar. Ao atravessar um corpo, essas ondas provocam vibração. No caso da janela de vidro, diferentes sons causam diferentes vibrações. Em teoria, para anular os sons que tentam atravessar a janela é preciso que, do lado de dentro, outra coisa produza vibração na janela. Assim, as vibrações se anulam e o som externo não passa para o lado de dentro. É exatamente com esse princípio que os headphones cancelam ruídos externos.
Tudo isso em teoria porque, na prática, ainda não é possível sair de casa e comprar um Sono. Seu criador desenvolveu um protótipo que é capaz de reduzir sons externos até a casa dos 12 decibéis, o que significa que o aparelho teria boa capacidade para anular sons moderados, até 80 decibéis. Sons mais altos, contudo, ainda passariam pelo crivo do gadget.
O Sono é finalista do James Dyson Award, um dos concursos internacionais de design mais importantes do mundo. Para sair do papel, a ideia de Rudolf Stefanich precisa de financiamento e mais testes para refinar a proposta de trazer sossego para salas, quartos e residências do mundo todo.
Fonte: Extreme Tech Via: Techtudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário - Se gostou compartilhe