quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Sistema simples reaproveita até 95% da água do chuveiro


O designer Alberto Vasquez desenvolveu um sistema simples e eficiente para o reaproveitamento da água residual dos chuveiros. O equipamento, apelidado de Gris, possui baixa tecnologia e deve ser comercializado a custos bem acessíveis.

A invenção foi inspirada na relação entre comunidades colombianas e a água. Por ser filho de pai húngaro e mãe colombiana, o inventor passou anos de sua infância em aldeias sul-americanas. Essa experiência permitiu que ele enxergasse a importância de cuidar da água e valorizar cada gota deste recurso.

O Gris é um equipamento muito prático. Composto com quatro compartimentos interligados, ela é capaz de armazenar a água residual dos banhos. Ele deve ser usado como um pequeno tablado, disposto sob os pés das pessoas enquanto tomam banho. Assim, a parte central é inclinada para baixo e os compartimentos vão enchendo sucessivamente.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Após o banho, o usuário pode carregar os reservatórios separadamente e dar à água cinza o uso que melhor lhe servir. Este tipo de recurso residual é ideal para usar na limpeza e até para a rega de jardins. (Aqui faço minha ressalva ao artigo, utilizar essa água para regar jardins é o fim, pois vai sufocar as plantinhas com um monte de resíduo sujo, e elas são seres vivos. Utilizar água de chuva para regar as plantinhas. Respeitem as mesmas)

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

De acordo com Vasquez, enquanto o uso de bacias e baldes reaproveita apenas 30% da água, o Gris é capaz de coletar até 95% dela. O projeto já saiu do papel. O protótipo do equipamento já foi criado e agora o designer espera produzi-lo em larga escala.

Imagem: Divulgação

Em entrevista ao site Fast Co. Exist, ele explicou que o valor do equipamento no mercado deve variar de US$ 20 a US$ 40. A intenção é baratear os custos ao máximo para que o Gris esteja acessível a qualquer pessoa, principalmente em países que sofrem com a escassez de água. 

Fonte: CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário - Se gostou compartilhe